O C-5 Galaxy é o maior avião de transporte militar do mundo, se enquadrando como avião cargueiro, produzido pela empresa Lockheed Martin, e usado pela Força Aérea dos Estados Unidos
O C-5 Galaxy é o maior avião de transporte militar do mundo, se enquadrando como avião cargueiro, produzido pela empresa Lockheed Martin, e usado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Tem capacidade para 7 passageiros, tem 75,5 metros de comprimento, 68 metros de envergadura, 20 metros de altura, velocidade máxima de 920 km/h, peso máximo de decolagem de 381 toneladas e o custo unitário é de USS 167,7 milhões.
O compartimento de carga mede, em metros, 4,07 de altura, 5,8 de largura e 37 de comprimento. A sua capacidade é de, aproximadamente, 880 metros cúbicos. Isso é suficiente para, por exemplo, seis helicópteros Apache.
Em tamanho o Lockheed C-5 Galaxy só não excede o An-124 Ruslan e o An-225 Myria, da Antonov e o A380, da Airbus (os três aviões cargueiros, mas não militares são maiores que o Galaxy).
O desenvolvimento do Galaxy começou no início da década de 1960 para atender ao requerimento CX-4 (depois CX-HLS) da USAF. A partir de 1960, com o aparecimento de reatores mais potentes, passou a ser possível criar um avião de transporte militar de tamanho gigante.
O objetivo para a Lockheed era transportar no porão um peso de 115 toneladas durante 6000km, ou 65 toneladas durante 12000km, podendo utilizar uma pista 1200 metros. Para repartir o peso em terra, o avião estava equipado com vinte e oito rodas.
O primeiro C-5A levantou voo em 1968; seguiram-se 76 versões. Até ao aparecimento dos An-124, o C-5 foi a maior aeronave de carga do mundo. O C-5 ficará em serviço até 2040 na USAF.
Os Galaxy foram utilizados no Vietnam do Sul para entrega de material militar. Para esse fim, levantava a ponta dianteira e baixava-se o trem de aterragem, para diminuir a inclinação da rampa de acesso, que também se podia fazer pela retaguarda.
Maior hidroavião do mundo
O maior foguete do mundo
Tem capacidade para 7 passageiros, tem 75,5 metros de comprimento, 68 metros de envergadura, 20 metros de altura, velocidade máxima de 920 km/h, peso máximo de decolagem de 381 toneladas e o custo unitário é de USS 167,7 milhões.
O compartimento de carga mede, em metros, 4,07 de altura, 5,8 de largura e 37 de comprimento. A sua capacidade é de, aproximadamente, 880 metros cúbicos. Isso é suficiente para, por exemplo, seis helicópteros Apache.
Em tamanho o Lockheed C-5 Galaxy só não excede o An-124 Ruslan e o An-225 Myria, da Antonov e o A380, da Airbus (os três aviões cargueiros, mas não militares são maiores que o Galaxy).
O desenvolvimento do Galaxy começou no início da década de 1960 para atender ao requerimento CX-4 (depois CX-HLS) da USAF. A partir de 1960, com o aparecimento de reatores mais potentes, passou a ser possível criar um avião de transporte militar de tamanho gigante.
O objetivo para a Lockheed era transportar no porão um peso de 115 toneladas durante 6000km, ou 65 toneladas durante 12000km, podendo utilizar uma pista 1200 metros. Para repartir o peso em terra, o avião estava equipado com vinte e oito rodas.
O primeiro C-5A levantou voo em 1968; seguiram-se 76 versões. Até ao aparecimento dos An-124, o C-5 foi a maior aeronave de carga do mundo. O C-5 ficará em serviço até 2040 na USAF.
Os Galaxy foram utilizados no Vietnam do Sul para entrega de material militar. Para esse fim, levantava a ponta dianteira e baixava-se o trem de aterragem, para diminuir a inclinação da rampa de acesso, que também se podia fazer pela retaguarda.
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