O Helicóptero soviético Mil Mi-12 também conhecido como W-12, (apelido NATO Homer) é o maior helicóptero já construído de acordo com Guinness Book.
O Helicóptero soviético Mil Mi-12 também conhecido como W-12, (apelido NATO Homer) é o maior helicóptero já construído de acordo com Guinness Book.
O MI-12 é o único que utiliza um esquema de dois rotores transversais que elimina o uso do rotor traseiro. Cada rotor tinha um diâmetro de cerca de 35 metros.
O helicóptero era tão grande que a distância entre a borda do disco de um rotor para o outro era de quase 67 metros, mais do que a envergadura de um Boeing 747.
A produção do protótipo do Mi-12 começou em 1965 conseguindo no primeiro teste levantar não menos que 35.000 kg. Em Agosto de 1969, o Mi-12 ergueu 54.205 kg a uma altura de 2.255m, um Record mundial.
Outro Mi-12 com registro CCCP-21142 / H-833 foi construído e demonstrado na Europa inclusive no show de Le Bourget, Paris, em 1971.
Apesar disto o helicóptero não alcançou suas especificações de projeto e o programa foi cancelado com apenas três aeronaves produzidas.
Algumas fontes mencionam um quarto protótipo de MI-12, que caiu em testes, mas isto não foi confirmado por fontes oficiais.
Um dos Mi-12 remanescentes esta em exposição no Museu Monino da Força Aérea Russa (50 km ao leste de Moscou).
O outro está na fábrica de helicópteros Michail Leontjewitsch Mil em Lyubertsy-Panki próximo a Moscou.
Foram construídos apenas dois protótipos do V-12, contudo apesar de seu tamanho surpreendente e poder de carga, o projeto foi considerado uma falha por seus fabricante e autoridades soviéticas. O Mil V-12 era grande demais e difícil de manobrar para ser uma máquina prática.
Características Gerais
Tripulação: Oito
Capacidade: Até 50,000 kg de carga
Comprimento: 50.00 m
Diâmetro do rotor: 2x50.00 m
Altura: 13.50 m
Área do disco: 1,924 m²
peso vazio: 79,100 kg
Peso com carga: 100,000 kg
Peso máximo para decolagem: 105,000 kg
Motores: 4× Soloviev D-25VF de eixo turbinado, 4,048 kW (6,497 shp) cada
Velocidade máxima: 260 km/h
Desempenho
Alcance: 1,000 km
Teto de serviço: 3,500 m
Razão de subida: 0.9 m/s
O maior foguete do mundo
Maior cemitério de aviões do mundo
O MI-12 é o único que utiliza um esquema de dois rotores transversais que elimina o uso do rotor traseiro. Cada rotor tinha um diâmetro de cerca de 35 metros.
O helicóptero era tão grande que a distância entre a borda do disco de um rotor para o outro era de quase 67 metros, mais do que a envergadura de um Boeing 747.
A produção do protótipo do Mi-12 começou em 1965 conseguindo no primeiro teste levantar não menos que 35.000 kg. Em Agosto de 1969, o Mi-12 ergueu 54.205 kg a uma altura de 2.255m, um Record mundial.
Outro Mi-12 com registro CCCP-21142 / H-833 foi construído e demonstrado na Europa inclusive no show de Le Bourget, Paris, em 1971.
Apesar disto o helicóptero não alcançou suas especificações de projeto e o programa foi cancelado com apenas três aeronaves produzidas.
Algumas fontes mencionam um quarto protótipo de MI-12, que caiu em testes, mas isto não foi confirmado por fontes oficiais.
Um dos Mi-12 remanescentes esta em exposição no Museu Monino da Força Aérea Russa (50 km ao leste de Moscou).
O outro está na fábrica de helicópteros Michail Leontjewitsch Mil em Lyubertsy-Panki próximo a Moscou.
Foram construídos apenas dois protótipos do V-12, contudo apesar de seu tamanho surpreendente e poder de carga, o projeto foi considerado uma falha por seus fabricante e autoridades soviéticas. O Mil V-12 era grande demais e difícil de manobrar para ser uma máquina prática.
Características Gerais
Tripulação: Oito
Capacidade: Até 50,000 kg de carga
Comprimento: 50.00 m
Diâmetro do rotor: 2x50.00 m
Altura: 13.50 m
Área do disco: 1,924 m²
peso vazio: 79,100 kg
Peso com carga: 100,000 kg
Peso máximo para decolagem: 105,000 kg
Motores: 4× Soloviev D-25VF de eixo turbinado, 4,048 kW (6,497 shp) cada
Velocidade máxima: 260 km/h
Desempenho
Alcance: 1,000 km
Teto de serviço: 3,500 m
Razão de subida: 0.9 m/s
Outros recordistas da aviação
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