O Super-Petroleiro Knock Nevis foi o maior navio já construído no mundo, o mais pesado objeto móvel já feito pelo homem até a sua desmontage...
O Super-Petroleiro Knock Nevis foi o maior navio já construído no mundo, o mais pesado objeto móvel já feito pelo homem até a sua desmontagem em 2010.
Construído no Japão, entre os anos de 1979 e 1981, recebeu diversos nomes: Knock Nevis (2004-2009), Seawise Giant (1979–1989), Happy Giant (1989–1991), Jahre Viking (1991–2004) e Mont (2009–2010).
Devido a seu tamanho extraordinário (458.4 metros), poucos portos no mundo podiam recebê-lo. Então normalmente ele não atracava, descarregava o petróleo em navios menores.
Também, devido a sua largura de 69 metros, eseu Calado (Profundidade do Casco Submerso) de 24.5 metros, não podia navegar pelo canal da Mancha, Canal de Suez e nem no Canal do Panamá.
O gigantesco Knock Nevis transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos. Para se locomover no convés do navio, alguns marinheiros usavam bicicletas. Em sua velocidade máxima, (29 Km/h) eram necessários 10 km para parar totalmente.
Em 2009, uma empresa indiana de desmontagem de navios comprou o petroleiro e o levou para Índia, onde foi desmontado para aproveitamento do aço como sucata.
A operação de desmonte, no ano de 2010, durou cerca de 1 ano. A sua âncora foi preservada e mantida no Museu Marítimo de Hong Kong (Hong Kong Maritime Museum).
Veja abaixo alguns dados impressionantes do navio.
Construído no Japão, entre os anos de 1979 e 1981, recebeu diversos nomes: Knock Nevis (2004-2009), Seawise Giant (1979–1989), Happy Giant (1989–1991), Jahre Viking (1991–2004) e Mont (2009–2010).
Devido a seu tamanho extraordinário (458.4 metros), poucos portos no mundo podiam recebê-lo. Então normalmente ele não atracava, descarregava o petróleo em navios menores.
Também, devido a sua largura de 69 metros, eseu Calado (Profundidade do Casco Submerso) de 24.5 metros, não podia navegar pelo canal da Mancha, Canal de Suez e nem no Canal do Panamá.
O gigantesco Knock Nevis transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos. Para se locomover no convés do navio, alguns marinheiros usavam bicicletas. Em sua velocidade máxima, (29 Km/h) eram necessários 10 km para parar totalmente.
Em 2009, uma empresa indiana de desmontagem de navios comprou o petroleiro e o levou para Índia, onde foi desmontado para aproveitamento do aço como sucata.
A operação de desmonte, no ano de 2010, durou cerca de 1 ano. A sua âncora foi preservada e mantida no Museu Marítimo de Hong Kong (Hong Kong Maritime Museum).
Veja abaixo alguns dados impressionantes do navio.
- Comprimento: 458.4 metros (mais de 4 campos de futebol)
- Largura: 68.9 metros (equivalente a um edifício de 23 andares)
- Calado (Profundidade do Casco Submerso): 24.5 metros (equivalente a um edifício de 8 andares).
- Peso Carregado: 564 763 toneladas (mais de 5 vezes o peso de um porta-aviões classe Nimitz)
- Capacidade de Carga: 674 297 m³ ou 4 240 865 barris de petróleo (+ de 18 mil caminhões tanque).
- Espessura do Casco: 3.5 cm
- Propulsão: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 hélice de 9 metros de diâmetro (equivalente a um edifício de 3 andares) girando a 85 RPM
- Velocidade Máxima: 29 Km/h
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