maior motor do mundo
A Wärtsilä RT-flex96C é um motor diesel de dois tempos turbo de baixa velocidade desenvolvido pela finlandesa fabricante Wärtsilä.
Hoje é considerado o maior motor alternativo no mundo, projetado para grandes navios porta-contentores , rodando em óleo combustÃvel pesado.
Suas dimensões são impressionantes, possui 13,5 metros de altura, 27,3 de comprimento, pesa mais de 2.300 toneladas e seus 14 cilindros, produzem mais de 109.000 cavalos de potência.
A versão de 14 cilindros foi posto em serviço em setembro de 2006 a bordo do Emma Maersk, o maior navio cargueiro do mundo.
O projeto é baseado no motor RTA96C mais velho, o resultado foi um um melhor desempenho em baixas rotações por minuto, menor consumo de combustÃvel e menores emissões nocivas.
Dados impressionantes do motor
Turbo de dois tempos motor diesel em linha reta, de 6 a 14 cilindros.
Furo de cilindro - 960 milÃmetros
Curso do pistão - 2500 milÃmetros
Deslocamento do motor - 1820 litros por cilindro
Velocidade do motor – 22 a 102 rotações por minuto
Torque - 7.603.850 newton metros (5.608.310 lbf ft) 102 rpm
Velocidade média do pistão - 8,5 metros por segundo
Consumo especÃfico de combustÃvel - cerca de 3,80 litros por segundo.
Peso do virabrequim - 300 toneladas
Peso total para a versão de 14 cilindros: 2.300 toneladas
Comprimento: 26,53 metros
Altura: 13,52 metros (maior que um prédio de 4 andares)
Assista ao vÃdeo do maior navio do mundo
Hoje é considerado o maior motor alternativo no mundo, projetado para grandes navios porta-contentores , rodando em óleo combustÃvel pesado.
Suas dimensões são impressionantes, possui 13,5 metros de altura, 27,3 de comprimento, pesa mais de 2.300 toneladas e seus 14 cilindros, produzem mais de 109.000 cavalos de potência.
A versão de 14 cilindros foi posto em serviço em setembro de 2006 a bordo do Emma Maersk, o maior navio cargueiro do mundo.
O projeto é baseado no motor RTA96C mais velho, o resultado foi um um melhor desempenho em baixas rotações por minuto, menor consumo de combustÃvel e menores emissões nocivas.
Dados impressionantes do motor
Turbo de dois tempos motor diesel em linha reta, de 6 a 14 cilindros.
Furo de cilindro - 960 milÃmetros
Curso do pistão - 2500 milÃmetros
Deslocamento do motor - 1820 litros por cilindro
Velocidade do motor – 22 a 102 rotações por minuto
Torque - 7.603.850 newton metros (5.608.310 lbf ft) 102 rpm
Velocidade média do pistão - 8,5 metros por segundo
Consumo especÃfico de combustÃvel - cerca de 3,80 litros por segundo.
Peso do virabrequim - 300 toneladas
Peso total para a versão de 14 cilindros: 2.300 toneladas
Comprimento: 26,53 metros
Altura: 13,52 metros (maior que um prédio de 4 andares)
COMMENTS