Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Maior porto flutuante do mundo

O Porto de Manaus é o maior porto flutuante do mundo, um porto fluvial localizado na margem esquerda do Rio Negro, perto da confluência com o Rio Solimões, no centro da cidade de Manaus, no estado de Amazonas.

Maior porto flutuante do mundo, Manaus

O porto acompanha o sobe e desce do rio que muda muito sua altura nas estações da seca e das chuvas, foi projetado por ingleses, construído em um cais flutuante, inaugurado em 1907, quando a cidade vivia o apogeu da época áurea da borracha.

Porto flutuante de Manaus

De grande importância para a região Norte do Brasil, o maior porto flutuante do mundo atende quase todo o território dos estados do Amazonas, Roraima e Rondônia, além de atender a importação de insumos que alimentam o Pólo Industrial de Manaus.

Maior porto flutuante do mundo, Manaus

Sua área total é de 94.423,53 m², sendo 16.763,05 m² de área flutuante. A profundidade do canal de acesso é de 13,5 metros, e a profundidade no cais na vazante é de 18 metros e na enchente é de 35 metros.

Manaus, maior porto flutuante do mundo

O Porto de Manaus pode operar com 04 navios simultaneamente em qualquer período do ano e mais 3 navios durante a cheia do Rio Negro nos berços fixos Paredão e TC (Plataforma Malcher).

Manaus, maior porto flutuante do mundo

O maior porto flutuante do mundo possui dois cais flutuantes:
Cais das Torres: Possui uma extensão total de 363,2 metros, 19,20 metros de largura, calado de 1,70 metros e pontal de 4,36 metros. É dividido em três partes: uma plataforma principal, de 263,2 metros, e duas composições (balsas), de 50 metros cada;
Cais Roadway: Possui um formato de T, com uma extensão total de 253 metros e 24 metros de largura.

Porto flutuante de Manaus

De acordo com o Plano Mestre do Porto (2013), a infraestrutura de armazenagem do porto compreende 9 armazéns, 1 pátio de contêineres e o paredão, que é um pátio em desnível, utilizado sazonalmente.

Leia também:

  • A maior barreira móvel contra maré do mundo
  • A maior estação ferroviária do mundo
  • A maior fábrica de automóveis do mundo
  • Os 10 maiores portos do mundo


  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...