O Aeroporto Internacional de Pequim, desenhado pelo famoso arquiteto britânico Norman Foster, tem 986 mil metros quadrados e é o maior aeroporto do mundo.
O Aeroporto Internacional de Pequim, desenhado pelo famoso arquiteto britânico Norman Foster, tem 986 mil metros quadrados e é o maior aeroporto do mundo.
O aeroporto combina o estilo tradicional chinês com alta tecnologia e foi inaugurado em Pequim com um vôo inaugural comercial vindo do leste do país.
O novo mega-terminal, número 3, do Aeroporto de Pequim, foi construido a tempo de acolher os milhões de visitantes para os Jogos Olímpicos, em Agosto de 2008.
A construção teve início em 2004, envolvendo 40 mil operários e custos de 27 bilhões de yuans (R$6,4 bilhões), sendo a maior estrutura coberta do mundo.
O arquitecto britânico criou a obra à semelhança de um dragão gigante, com uma longa cauda e clarabóias de formato triangular que lembram as escamas da mítica criatura e permitem aproveitar ao máximo a luz natural e conservar o calor.
Foster utilizou vidro e aço para a estrutura em forma de “I” e recorreu à alta tecnologia para unir elementos arquitetonicos tradicionais chineses, como as colunas vermelhas e o teto curvilíneo dourado que evocam os palácios imperiais da China.
A nova construção “é colossal”. “Para se ter uma idéia da proporção, imagine os cinco terminais de Heathrow juntos sob o mesmo teto. O edifício estende-se por 3,25 km e ocupa 986 mil metros quadrados, o equivalente a 170 campos de futebol.
As pistas estão desenhadas para receber o A380, o gigante da Airbus, e o controle das bagagens é realizado pelo sistema de tecnologia mais avançada.
Nas instalações, os passageiros terão acesso a mais de 64 restaurantes chineses e ocidentais e mais de 90 lojas, e poderão chegar ao centro da cidade através de um comboio de alta velocidade.
O terminal levou quatro anos a ser construído, com 50 mil operários a trabalhar na obra. Três pessoas morreram na construção, confirmaram as autoridades chinesas.
O mega-terminal vai permitir um trânsito de 76 milhões de passageiros por ano, ultrapassando os 53,7 milhões que circularam em 2007 pelo aeroporto de Pequim, um dos dez mais movimentados do mundo.
Quando estiver totalmente operacional, o novo terminal suportará 1590 voos por dia para um volume de 208 mil passageiros. Os analistas acreditam que a capacidade máxima do aeroporto vai ser insuficiente em pouco tempo, refletindo o problema recorrente do aumento do tráfego aéreo em paralelo com o crescimento económico chinês sem precedentes. Espera-se que a capacidade máxima seja atingida em 2015.
As autoridades chinesas estão a tentar por todos os meios acompanhar este ritmo de crescimento, com mais de 100 novos aeroportos planeados por todo o país até 2020, que custará mais de 60 mil milhões de dólares (cerca de 39,5 mil milhões de euros), incluindo o mais alto do mundo, no Tibete.
Cerca de dez mil moradores foram removidos de suas casas para liberar espaço para o novo prédio, provocando críticas de organizações internacionais.
Conheça também os 9 aeroportos mais perigosos do mundo.
O aeroporto combina o estilo tradicional chinês com alta tecnologia e foi inaugurado em Pequim com um vôo inaugural comercial vindo do leste do país.
O novo mega-terminal, número 3, do Aeroporto de Pequim, foi construido a tempo de acolher os milhões de visitantes para os Jogos Olímpicos, em Agosto de 2008.
A construção teve início em 2004, envolvendo 40 mil operários e custos de 27 bilhões de yuans (R$6,4 bilhões), sendo a maior estrutura coberta do mundo.
O arquitecto britânico criou a obra à semelhança de um dragão gigante, com uma longa cauda e clarabóias de formato triangular que lembram as escamas da mítica criatura e permitem aproveitar ao máximo a luz natural e conservar o calor.
Foster utilizou vidro e aço para a estrutura em forma de “I” e recorreu à alta tecnologia para unir elementos arquitetonicos tradicionais chineses, como as colunas vermelhas e o teto curvilíneo dourado que evocam os palácios imperiais da China.
A nova construção “é colossal”. “Para se ter uma idéia da proporção, imagine os cinco terminais de Heathrow juntos sob o mesmo teto. O edifício estende-se por 3,25 km e ocupa 986 mil metros quadrados, o equivalente a 170 campos de futebol.
As pistas estão desenhadas para receber o A380, o gigante da Airbus, e o controle das bagagens é realizado pelo sistema de tecnologia mais avançada.
Nas instalações, os passageiros terão acesso a mais de 64 restaurantes chineses e ocidentais e mais de 90 lojas, e poderão chegar ao centro da cidade através de um comboio de alta velocidade.
O terminal levou quatro anos a ser construído, com 50 mil operários a trabalhar na obra. Três pessoas morreram na construção, confirmaram as autoridades chinesas.
O mega-terminal vai permitir um trânsito de 76 milhões de passageiros por ano, ultrapassando os 53,7 milhões que circularam em 2007 pelo aeroporto de Pequim, um dos dez mais movimentados do mundo.
Quando estiver totalmente operacional, o novo terminal suportará 1590 voos por dia para um volume de 208 mil passageiros. Os analistas acreditam que a capacidade máxima do aeroporto vai ser insuficiente em pouco tempo, refletindo o problema recorrente do aumento do tráfego aéreo em paralelo com o crescimento económico chinês sem precedentes. Espera-se que a capacidade máxima seja atingida em 2015.
As autoridades chinesas estão a tentar por todos os meios acompanhar este ritmo de crescimento, com mais de 100 novos aeroportos planeados por todo o país até 2020, que custará mais de 60 mil milhões de dólares (cerca de 39,5 mil milhões de euros), incluindo o mais alto do mundo, no Tibete.
Cerca de dez mil moradores foram removidos de suas casas para liberar espaço para o novo prédio, provocando críticas de organizações internacionais.
Conheça também os 9 aeroportos mais perigosos do mundo.
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