Gigantes do Mundo

13 de fev de 2012

Os 10 maiores portos do mundo

A capacidade de movimentação de portos marítimos é medida em termos de TEU (twenty-foot equivalent units, ou unidades equivalentes de 20 pés). Com base nesta unidade de cálculo, saiu a lista dos 10 maiores portos do mundo em 2011, sendo que a maioria fica na Ásia, principalmente na China. Porém esta lista está sujeita a alterações constantes.

1 - Xangai – China
Tendo um total de cinco áreas de trabalho, o porto de Xangai se tornou o maior porto do mundo, superando o porto de Cingapura. Em 2010, cerca de 29 milhões de TEUs passaram por este porto. O porto de Xangai é uma fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze, que ajudou ainda mais a situação econômica de regiões como Zhejiang, Jiangsu e Henan.

2 - Ningbo-Zhoushan – China
Formada como uma iniciativa de colaboração entre o porto de Ningbo e Zhoushan no ano de 2006, o porto Ningbo-Zhoushan é o segundo maior do mundo. Apoiando três rios - o Yangtze, o Yong eo Qaintang, o porto deverá ter um grande impulso com a construção de um novo terminal - o Dapukuo Jintang, composto por cinco leitos que deverão ser preenchidos até 2014.

3 - Singapura – Singapura
O porto de Singapura, que já foi considerado o maior do mundo, caiu algumas posições e agora está em terceiro lugar. Do ponto de vista da economia do país, o porto de Cingapura desempenha um papel muito importante, pois atende ao mercado de re-exportação em uma escala gigantesca. O porto de Singapura é conectado a mais de 600 portos espalhados por mais de 100 países. Em termos de sua manipulação, o porto de navios lida com um quinto dos contentores de carga global e é responsável pelo trânsito de quase 50% da oferta global de petróleo bruto.

4 - Rotterdam – Holanda
Único porto da Europa na lista, o porto de Roterdam ocupa o quarto lugar. Também serviu como o maior porto do mundo por 42 anos entre 1962 e 2004 antes de ter sido superado por Cingapura e Xangai, nesta ordem. O porto de Roterdam é o maior porto de toda a Europa.

5 - Tianjin – China
Situado no Rio Haihe, o porto de Tianjin, na China, está em quinto lugar. Atualmente ele está conectado a mais de 400 portos em cerca de 200 países em todo o mundo, um número que deverá subir nos próximos quatro anos. O porto de Tianjin é o terceiro maior porto da China e o único da parte norte do país.

6 - Guangzhou – China
Maior porto do sul da China, o porto de Guangzhou goza de conectividade com mais de 300 portos em quase 100 países. Constitui a principal base para o cinturão industrial das regiões de Guangxi, Yunnan, Hunan e Jiangxi. O porto de Huangpu também faz parte do porto de Guangzhou.

7 - Qingdao – China
Junto ao Mar Amarelo, localizado na Península de Shandong, o porto de Qingdao está em sétimo lugar. De frente para Japão e Coreia do Sul, líderes mundiais no negócio de construção naval, o porto de Qingdao é um porto natural e tem conectividade com mais de 450 portos em mais de 130 países.

8 - Qinhuangdao – China
Operando há três décadas, Qinhuangdao é conhecido principalmente por seu transporte de carvão no país. Estatisticamente, é o maior porto de embarque de carvão no mundo, responsável por quase 50% do transporte de carvão do país entre o norte e o sul.

9 - Hong Kong – China
O porto de Hong Kong é um porto natural, situado no Mar da China Meridional e tem sido fundamental na promoção econômica da cidade. No ano de 2010, o porto foi responsável por 23,7 milhões de TEUs em movimentação de carga.

10 - Busan - Coréia do Sul
O porto de Busan, também conhecido como Pusan, funciona como o maior porto da Coreia do Sul, em sua segunda maior cidade. Busan está situado no rio Naktong e forma uma grande rota comercial entre o Oceano Pacífico e os países pertencentes à Eurásia. Está prevista a construção do novo porto que deve ser concluída em 2015.

20 comentários:

  1. muito obrigado me ajudo no trabalho de escola! (:

    ResponderExcluir
  2. Aew vlw , meu trabalho de geografia ta garantido \\\\oooo////

    ResponderExcluir
  3. obg ajudou em meu trabalho de geografia :)

    ResponderExcluir
  4. muito legal, também me ajudou muito no trabalho de Geografia! obg!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante,gostei deste blog.Espero utilizar algumas matérias suas em meu site.

    Saiba tudo sobre logística. Ênfase em Logística Portuária. visite o site - www.handlings.com.br e tenha acesso aos mais variados assuntos relacionados .

    ResponderExcluir
  6. o maior é de hong kong '-' atualiza ae

    ResponderExcluir
  7. Os nossos portos deven ser os ultimos de uma lista dos 100 maiores.

    ResponderExcluir
  8. o porto de santos esta na 43 posição...o porto de tubarão em termo de pelota de minerio é o maior do mundo.

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADO AMIGOS ME AJUDARAO MUITO MUITO MESMO
    ............................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!........................................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!........................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. gostaria que tirassem uma dúvida. São cinco pessoas para operarem o porto ou cinco grupos diferentes para operálo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. me ajudou muito com o trabalho na escola valeu

    ResponderExcluir
  12. o porto do açu no Rio de janeiro, que está sendo construido estará dentre os 3 primeiros do mundo!!

    ResponderExcluir
  13. e o porto de Paranagua, não esta entre os dez mais?

    ResponderExcluir
  14. O porto de Santos ficaria em qual posição???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Porto de Santos se encontra em 43°, não é uma posição muito bem conceituada mas, 43 de 100 está bom.

      Excluir
  15. Muito Legal O Blog...parabéns

    ResponderExcluir
  16. muito obrigado mi ajudarao no trabalho da escola

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site