As tuneladoras são máquinas utilizadas na escavação de túneis circulares. São conhecidas no Brasil como "tatuzão" ou "megatat...
As tuneladoras são máquinas utilizadas na escavação de túneis circulares. São conhecidas no Brasil como "tatuzão" ou "megatatuzão” e em inglês, chaman-se Tunnel boring machines –TBM.
Big Bertha é considerada a maior tuneladora do mundo, com 17 metros de diâmetro, 100 metros de comprimento e um peso de 7000 toneladas.
Estes mecanismos tem eficiência em diversos tipos de subsolo, tanto em rochas mais duras como em terrenos arenosos.
A fabricação do Big Bertha custou 80 milhões de dólares, sendo que o equipamento pode ser desmontado em 41 partes sendo que a maior pesa 900 toneladas.
A tuneladora gigante foi fabricada pela Hitachi Zosen Corp, desmontada e transportada para o poço de arranque de escavação, a 60 m de profundidade, em Seattle, onde foi montada para iniciar o túnel.
Foi desenvolvida especialmente para cavar o túnel da Washington State Route 99, sob o centro de Seattle, com previsão para terminar no final de 2014 e abrir ao tráfego em 2015.
Este túnel de Seattle, nos EUA, será o túnel de maior diâmetro do mundo, com cerca de 20 m, por isso foi necessário que uma tuneladora maior fosse fabricada.
O túnel é parte do corredor SR 99 e atravessa uma zona urbana de Seattle com grande densidade de edifícios, o que torna a tarefa de construção arriscada.
Os maiores túneis construídos até hoje utilizando esta tecnologia foram o Eurotúnel, com 50,5 km de extensão, ligando a Inglaterra à França, e o Túnel de São Gotardo, com 57,1 km de extensão, que atravessa os Alpes Suíços, ambos túneis ferroviários.
Big Bertha é considerada a maior tuneladora do mundo, com 17 metros de diâmetro, 100 metros de comprimento e um peso de 7000 toneladas.
Estes mecanismos tem eficiência em diversos tipos de subsolo, tanto em rochas mais duras como em terrenos arenosos.
A fabricação do Big Bertha custou 80 milhões de dólares, sendo que o equipamento pode ser desmontado em 41 partes sendo que a maior pesa 900 toneladas.
A tuneladora gigante foi fabricada pela Hitachi Zosen Corp, desmontada e transportada para o poço de arranque de escavação, a 60 m de profundidade, em Seattle, onde foi montada para iniciar o túnel.
Foi desenvolvida especialmente para cavar o túnel da Washington State Route 99, sob o centro de Seattle, com previsão para terminar no final de 2014 e abrir ao tráfego em 2015.
Este túnel de Seattle, nos EUA, será o túnel de maior diâmetro do mundo, com cerca de 20 m, por isso foi necessário que uma tuneladora maior fosse fabricada.
O túnel é parte do corredor SR 99 e atravessa uma zona urbana de Seattle com grande densidade de edifícios, o que torna a tarefa de construção arriscada.
Os maiores túneis construídos até hoje utilizando esta tecnologia foram o Eurotúnel, com 50,5 km de extensão, ligando a Inglaterra à França, e o Túnel de São Gotardo, com 57,1 km de extensão, que atravessa os Alpes Suíços, ambos túneis ferroviários.
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