Big Boy foi a maior locomotiva já construÃda até hoje. Pertencia a Union Pacific Railroad. As locomotivas foram construÃdas entre 1941 e 194...
Big Boy foi a maior locomotiva já construÃda até hoje. Pertencia a Union Pacific Railroad. As locomotivas foram construÃdas entre 1941 e 1944 pela empresa americana Locomotive (Alco).
Estas incrÃveis máquinas tem 26 m de comprimento, somando 40, 47 m se contando a grande fornalha, 3,4 m de largura, 4,94 m de altura e peso de 345,637 toneladas. Foram produzidos 25 Big Boys que foram as únicas locomotivas a ter a configuração 4-8-8-4 (arranjo da rodas).
As Big Boys foram projetadas para viajar com estabilidade a 100 km/h, mas operavam bem abaixo da velocidade em viagens com cargas. O pico de potência era alcançado por volta dos 56 km/h; efetivo de tração ideal, atingido a 16 km/h.
Com a chegada das locomotivas com motores diesel e de turbinas-elétricas de gás, por volta de 1960, ocorreu a aposentadoria dos Big Boys.
O último trem puxado por um Big Boy terminou sua temporada em 21 de julho de 1959. A maioria foram armazenados até 1961, e 4 permaneceram na condição operacional em Green River, Wyoming até 1962.
Hoje, muitas locomotivas a vapor Big Boys estão preservadas nos museus dos Estados Unidos. Todas, exceto as de numeração 4005 e 4017 estão em local aberto.
O Museu do Transporte de Forney em Denver, mudou a 4005 para um edifÃcio em janeiro de 2001. Já a 4017 agora está em um galpão climatizado no museu em Green Bay. Não há Big Boys em operação, mas a Union Pacific anunciou no final de 2012, o interesse em obter a Big Boy 4014 e restaurá-la à condição operacional.
Estas incrÃveis máquinas tem 26 m de comprimento, somando 40, 47 m se contando a grande fornalha, 3,4 m de largura, 4,94 m de altura e peso de 345,637 toneladas. Foram produzidos 25 Big Boys que foram as únicas locomotivas a ter a configuração 4-8-8-4 (arranjo da rodas).
As Big Boys foram projetadas para viajar com estabilidade a 100 km/h, mas operavam bem abaixo da velocidade em viagens com cargas. O pico de potência era alcançado por volta dos 56 km/h; efetivo de tração ideal, atingido a 16 km/h.
Com a chegada das locomotivas com motores diesel e de turbinas-elétricas de gás, por volta de 1960, ocorreu a aposentadoria dos Big Boys.
O último trem puxado por um Big Boy terminou sua temporada em 21 de julho de 1959. A maioria foram armazenados até 1961, e 4 permaneceram na condição operacional em Green River, Wyoming até 1962.
Hoje, muitas locomotivas a vapor Big Boys estão preservadas nos museus dos Estados Unidos. Todas, exceto as de numeração 4005 e 4017 estão em local aberto.
O Museu do Transporte de Forney em Denver, mudou a 4005 para um edifÃcio em janeiro de 2001. Já a 4017 agora está em um galpão climatizado no museu em Green Bay. Não há Big Boys em operação, mas a Union Pacific anunciou no final de 2012, o interesse em obter a Big Boy 4014 e restaurá-la à condição operacional.
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