Top 10 - Maiores$type=carousel$source=random-posts$cols=3$hide=label-post-search-mobile$ico=1

$hide=label-post-search-mobile

O deserto mais árido e alto do mundo

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile, entre a fronteira com a Argentina, Bolivia e o Peru. Com cerca de 1000 km de ...

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile, entre a fronteira com a Argentina, Bolivia e o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo.


Chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.


Assim, quando se evaporam, as nuvens húmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante anos sem chuva. Conforme especialistas o Atacama detém o recorde mundial de 400 anos sem chuva (1571/1971).


Dá para dizer que o deserto fica acima das nuvens e esconde jazidas minerais e a maior reserva de cobre, lítio, nitrato e iodo do planeta.


A altitudes que variam de 2.300 m a 6.893 m. No inverno (de junho a agosto), a temperatura varia de 9ºC a 24ºC, caindo para abaixo de zero nas madrugadas.


Milhões de anos de transformações geológicas deram origem a cordilheiras, vulcões, salares e lagoas que se misturam a um céu turquesa sem nuvens, salpicado de estrelas e a uma flora e uma fauna únicas.


As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Por isso existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, um povoado com 4.969 habitantes a 2.443 m de altitude.


Porta de entrada para esse deserto. A pouco mais de uma hora de carro de Calama, cidade em que pousam os vôos regionais. Algumas rodovias e estradas cortam o deserto.


Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.


Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.


Algumas das atrações mais visitadas no Atacama, são: Salar do Atacama, Vale da Lua, vale da Morte, Gêiseres do Tatio, Cordilheira do Sal, Salar de Tara, Termas de Puritana, Vulcão Licamcabur, Laguna Miscantis e muitos outras cordilheiras, vulcões, salares e lagoas, em meio a um céu azul-turquesa sem nuvens.


Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Nome

Animais,14,Aviação,9,construções,150,Construções diversas,27,Diversão,26,Energia e Mineração,18,Eventos,3,Extremos,11,Homens,6,Homens e Animais,20,Indústrias,6,Máquinas,58,Monumentos,10,Natureza,53,Naval,18,pontes,23,Prédios e Torres,23,Terrestres,28,Top 10 - Construções,31,Top 10 - Maiores do Mundo,49,Top 10 - Máquinas,11,Top 10 - Natureza,8,Transportes,23,
ltr
item
Gigantes do Mundo: O deserto mais árido e alto do mundo
O deserto mais árido e alto do mundo
https://2.bp.blogspot.com/-bGpQ1kfvitY/TkRrHHtjVcI/AAAAAAAAGZQ/dSRbawpTqJY/s400/atacama_vale_da_lua.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-bGpQ1kfvitY/TkRrHHtjVcI/AAAAAAAAGZQ/dSRbawpTqJY/s72-c/atacama_vale_da_lua.jpg
Gigantes do Mundo
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/08/o-deserto-mais-arido-e-alto-do-mundo.html
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/08/o-deserto-mais-arido-e-alto-do-mundo.html
true
5141033468648366050
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy