O Eurotúnel é o túnel submarino mais longo do mundo, com 50,5 km de comprimento
O Eurotúnel é o túnel submarino mais longo do mundo, com 50,5 km de comprimento, sendo que 37,9 deles estão debaixo do mar do Canal da Mancha, ligando a França à Inglaterra.
Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994.
É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan, com 53,85 km (23,3 por baixo domar) que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça, com 57 km.
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados.
Foram usadas grandes máquinas tuneladoras TBM, (tunnel boring machine). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos foram escavados só do lado inglês.
O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.
Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos em uma velocidade média de 160 km/h.
O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994.
O túnel possui 50,450 principais: o Le Shuttle, um trem que carrega veículos; o Eurostar, para passageiros, conectando estações em Londres a Paris e Bruxelas; e trens de carga.
Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano. A profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do mar, e a máxima profundidade é de 60 metros. Foi aberto para uso comercial ainda em 1994, oferecendo três serviços.
A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O Túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.
Transmanche Link, a empresa de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.
Três anos se passaram até que as máquinas de escavação – que iniciaram o trabalho simultaneamente nos dois lados do túnel – se encontrassem no meio do canal.
Assista ao
vídeo do Eurotúnel
Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994.
É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan, com 53,85 km (23,3 por baixo domar) que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça, com 57 km.
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados.
Foram usadas grandes máquinas tuneladoras TBM, (tunnel boring machine). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos foram escavados só do lado inglês.
O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.
Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos em uma velocidade média de 160 km/h.
O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994.
O túnel possui 50,450 principais: o Le Shuttle, um trem que carrega veículos; o Eurostar, para passageiros, conectando estações em Londres a Paris e Bruxelas; e trens de carga.
Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano. A profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do mar, e a máxima profundidade é de 60 metros. Foi aberto para uso comercial ainda em 1994, oferecendo três serviços.
A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O Túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.
Transmanche Link, a empresa de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.
Três anos se passaram até que as máquinas de escavação – que iniciaram o trabalho simultaneamente nos dois lados do túnel – se encontrassem no meio do canal.
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