Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Maior planta aquática do mundo

A Vitória Régia (nome científico:Victoria Amazônica), também conhecida como Jaçanã, é a maior planta aquática do mundo e a que produz a maior flor das Américas. É encontrada no Brasil, Bolívia e Guianas, na bacia do rio Amazona, no Pantanal e na Bacia do Paraguai.

Vitória Régia - Maior planta aquática do mundo

A Vitória Régia é uma grande folha circular em forma de bandeja, que fica boiando na superfície da água, e chega a atingir 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície.

Vitória Régia Amazônica

A maior planta aquática do mundo tem folhas flutuantes com canais duas fendas laterais para escoamento da água das chuvas. O fruto amadurece em torno de seis semanas e as sementes são flutuantes. Na época de vazante, fixam-se no solo, germinando uma nova planta.

Vitória Régia - Maior planta aquática do mundo

A folha de Victoria Régia é considerada medicinal (depurativa e cicatrizante), além da capacidade de colorir e fortalecer os cabelos. A semente (do tamanho de um grão de ervilha) é comestível, rica em ferro e amido.

Vitória Régia Amazônica

Sua floração ocorre no verão amazônico (entre maio e julho), durando apenas 48 horas. No primeiro dia as flores são brancas e no segundo dia, se tornam róseas, quando estão prontas para polinização.

Maior planta aquática do mundo

O besouro responsável pela polinização da Vitória Régia entra na flor no primeiro dia, após o desabrochar, que ocorre no final da tarde, e acaba prisioneiro até o dia seguinte, pois a flor se fecha durante a noite. Após a polinização a flor volta para dentro do lago, para a formação do fruto que amadurece em 6 semanas.

Vitória Régia - National Geographic

Os pecíolos espinhentos e flexíveis ligam as folhas ao grande rizoma da planta que permanece submerso e enterrado no fundo do rio ou lago.

Maior planta aquática do mundo

A vitória-régia é uma planta de cultivo delicado, só sobrevive em ambientes de calor equatorial e tropical, não tolerando o frio. Em países de clima frio ela só pode ser cultivada em estufas com água e ambientes aquecidos.

Leia também:
  • A maior flor do mundo
  • A falésia mais extensa do mundo
  • A maior ponte natural do mundo
  • A árvore mais alta do mundo


  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...