Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Monte Roraima - A chapada mais alta do mundo

O Monte Roraima, é um impressionante platô de 90 km de extensão, situado na tríplice fronteira, entre Brasil, Venezuela e Guiana. Essa chapada é a mais alta do mundo com 2.810 metros de altura.


Está entre as formações geológicas mais antigas da Terra, quando os continentes ainda nem estavam separados, há cerca de dois bilhões de anos.


O Monte Roraima foi ganhando este aspecto devido à ação do vento e da chuva, que foram moldando as suas rochas.


Situado num terreno montanhoso rodeado por outros imponentes montes, faz parte do chamado grupo Tepuis.


Este grupo caracteriza-se pela sua forma natural: praticamente plana, como se os seus montes fossem mesas.


Com uma extensão de 31Km², está distribuído entre três países: no sul da Venezuela, no extremo norte do Brasil e no oeste do Guiana.


Alvo de lendas e superstições, é hoje tema de documentários sobre a Natureza, explorações científicas e escaladas para os mais aventureiros.


Desde sempre o Roraima despertou interesse e curiosidade. Há várias lendas antigas e mitos desde os primeiros povos que habitavam nas redondezas.


Em 2006, uma equipe de cientistas partiu numa exploração às recentemente descobertas grutas de Roraima.


As escaladas, subidas e descidas pela montanha datam já de 1884. Sir Everard Im Thurn, após várias tentativas de chegar ao topo, encontra finalmente um caminho pelas encostas.


O planalto em forma de coração tem cerca de 400 metros altura em todos os lados. No lado sudoeste do planalto, que se encontra na Venezuela, tem a maior rocha do planalto conhecido como a Pedra Meveric.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

2 comentários:

  1. Fenomenal Essa mesa de estudos Natural!!!!! Aqui no Brasil e eu aqui sem condições de viajar por ele! :[

    Acho injusto, noutros países se vai a toda parte para conhecer suas belezas e só aqui é que tudo e todos nos desestimulam a viver pelo salário e morrer pelas contas!! E o pio é que a cada esquina uma sombra da violência nos espreita... Triste.

    Um estrangeiro fazendo trilha é lindo, um brasileiro mestiço fazendo trilha é suspeito... :^(

    DGSX

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...