Gigantes do Mundo

18/05/2011

O maior rio do mundo

O rio Amazonas corta todo o norte da América do Sul, ao centro da Floresta Amazônica. É o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km.


Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, no norte brasileiro.


Ao longo de seu percurso recebe, ainda no Peru, os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Apurímac, Rio Ene, Rio Tambo, Ucayali e Amazonas (Peru). Entra em território brasileiro com o nome de rio Solimões e finalmente, em Manaus, após a junção com o Rio Negro, recebe o nome de Amazonas e como tal segue até a sua foz no Oceano Atlântico.


Por muito tempo, acreditou-se que o rio Amazonas era o mais caudaloso do mundo, porém o segundo maior em comprimento, depois do rio Nilo). A controvérsia foi solucionada em 2007, após expedição científica do IBGE em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com a Agência Nacional de Águas, e o Instituto Nacional Geográfico do Peru (IGN).


Devido a grande quantidade de sedimentos carregada por suas águas e depositada em sua foz em forma de delta estuarino, faz com que sua extensão aumente cerca de 1 km por ano.


Centro da maior bacia hidrográfica do mundo, ultrapassando os 7 milhões de km², a maior parte do rio está inserida na planície sedimentar Amazônica, embora a nascente em sua totalidade seja acidentada e de grande altitude.


A área coberta por água no rio Amazonas e seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110 000 km² estão submersos, enquanto que na estação das chuvas essa área chega a ser de 350 000 km². No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 50 km durante as chuvas.


Possui mais de mil afluentes, e portanto é maior que o Nilo com seus 6.852 km de extensão, sendo então o mais longo rio do mundo. Sua bacia hidrográfica é a maior do mundo, com uma superfície de aproximadamente sete milhões de km². O Amazonas é de longe o rio mais caudaloso do mundo, com um volume de água cerca de 60 vezes o do rio Nilo.


A quantidade de água doce lançada pelo rio no Atlântico é gigantesca: cerca de 209 000 m³/s, ou um quinto de toda a água fluvial do planeta. Na verdade, o Amazonas é responsável por um quinto do volume total de água doce que deságua em oceanos em todo o mundo.


Assista ao vídeo do Rio Amazonas.

43 comentários:

  1. É também o maior em comprimento conforme as últimas e mais precisas medições. Veja matéria no Fantástico. (video no site)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já foi dito, esperto.

      Excluir
    2. Kkkkkkk

      Excluir
  2. orgulho a maior parti tisso ta no brasilllllll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parti tisso? Eras mais orgulhoso se não escrevesses como falas.

      Excluir
    2. orgulho e aceitar oq os outros são e o q fazem,se erarem,vc critica,pq ñ ajuda então?

      Excluir
    3. orgulho é ir para a escola estudar um bom português, o pior que o outro quer dar lição de moral e escreve mais errado ainda. Se quer ajuda vai a escola, em vez de fugir pra rua encher a cara,porque só pode no mínimo.

      Excluir
    4. vamo manerar na viadagem aê parceros.

      Excluir
  3. Só em sites brasileiros é que o Rio Amazonas é o maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade

      Excluir
    2. Rio Nilo: 6650
      Rio Amazonas: 6992
      Obs: não fui eu, nem o Wikipedia qm falou isso, foi o Instituto Nacional dos Estados Unidos da América e o Instituto Nacional do Peru, ainda acha que somos nós os errados???

      Excluir
  4. Quem é esse doido?

    ResponderExcluir
  5. Conforme últimas expedições científicas, foi confirmado que o Rio Amazonas é mais longo que o Nilo.

    ResponderExcluir
  6. Ué! Nós estávamos falando de rio; e não de esgoto á céu aberto. O Nilo já era !!! O AMAZONAS É O MAIOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ sejas tolo, tndo noticias a trasadas.....isto ta conprovado q o Nilo é o maior rio do planeta

      Excluir
    2. Comprovado com N é o fim kkkkkk

      Excluir
    3. mas o meu livro de história diz que o nilio é o 2 maior

      Excluir
  7. percebi que até no wikipédia o Rio Amazonas está como o segundo maior rio do planeta acho que eles deveriam se atualizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO QUE NÃO ESTÁ EM PRIMEIRO

      Excluir
  8. RIO AMAZONAS

    ResponderExcluir
  9. o Rio amazonas e sem duvida o maior rio do mundo

    ResponderExcluir
  10. O Rio Amazonas é a Torneira do mundo....

    ResponderExcluir
  11. bota p/ muéééé

    ResponderExcluir
  12. com certeza o rio amazonas e o maior do mundo,ja fui e vim de belem ha manaus de barco sem comntario so indo la pra ver.

    ResponderExcluir
  13. SANTA IGNORANCIA.
    CONFIRMEM OS DADOS CIENTIFICOS DAS UNIVERSIDADES DE HARVARD E OXFORD E VERIFICARAO QUE NAO É O MAIOR DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  14. O trabalho dos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) deu origem a uma grande descoberta. O Inpe tem a comprovação científica de que o Rio Amazonas é mais extenso do que o Nilo. Cientistas do Inpe mediram os dois rios, pelos métodos mais avançados, e concluíram que o Amazonas tem 140 quilômetros a mais do que o Nilo.
    Os cálculos foram feitos com um programa desenvolvido pela agência espacial americana, a Nasa, a partir de imagens de satélite. “Nós utilizamos a vertente mais distante da boca do Amazonas, esta vertente que está lá no alto Apurimac, que vocês apresentaram no programa. Desta vertente até o Atlântico, o Amazonas chega a 6.992 quilômetros”, relata o geólogo Paulo Roberto Martini, do Inpe.
    Os cálculos foram feitos com um programa desenvolvido pela agência espacial americana, a Nasa, a partir de imagens de satélite. “Nós utilizamos a vertente mais distante da boca do Amazonas, esta vertente que está lá no alto Apurimac, que vocês apresentaram no programa. Desta vertente até o Atlântico, o Amazonas chega a 6.992 quilômetros”, relata o geólogo .
    Até hoje, a maioria dos mapas escolares ainda mostra o antigo traçado do Rio Amazonas, tendo o Rio Maranon como o principal formador do Amazonas em território peruano. Segundo o Inpe, o novo percurso sai da Lagoa McIntyre, seguindo pelo Rio Apurimac e outros afluentes, até chegar ao Amazonas, em território brasileiro.
    Veja reportagem completa da Globo
    http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/08/caminho-das-aguas-mostra-nascente-mais-alta-e-distante-do-rio-amazonas.html

    ResponderExcluir
  15. o rio amazonas e o maior

    ResponderExcluir
  16. Se táh falando que é o maior jáh pesquisei em outros lugares e em livros escolares AMAZONAS

    ResponderExcluir
  17. Se é ou não o maior pouco interessa. Conhecê-lo sim faz a diferença. Viajei duas vezes da Manaus a São Gabriel da Cachoeira pelo rio Negro que ajuda a formar o Amazonas e quase perdi o folego.
    Vão lá pessoal, SGC é uma cidade pequena mas maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz carlos26/09/13 21:34

      vc pode relatar a sua viagem? Tenho interesse em faze-la. Grato;

      Luiz Carlos

      Excluir
    2. Osvaldo Oliveira23/08/14 22:52

      Creio que seja correto as cartas de navegação do Serviço de Hidrografia de Navegação da Marinha do Brasil ou Americana. Ambas mantém atualizações constante, o rio Amazonas e seus afluentes sofrem modificações periódicas. A história é longa.

      Excluir
  18. Respostas
    1. SÓ PRA VOCE QUE E UM DOIDO QUE NÃO ESTUDA E SÓ CHUTA

      Excluir
  19. Zecaguedes21/07/13 15:16

    Bem, após esta chuva de pareceres, quanto à questão qual o maior rio mundial, continuo com um caudal de dúvidas em nada diferente ao dos citados rios. Era ótimo o parecer de um instituto mais imparcial e por conseguinte mais credível. Até lá, na vertente volume é indiscutível que é Amazonas, quanto à extensão, a discussão continua.

    ResponderExcluir
  20. É o maior mesmo em distancia e em volume...

    ResponderExcluir
  21. OLHA O AMAZONAS E O MAIOR E FATO E PORQUE O COITADO NÃO ESTUDOU.

    ResponderExcluir
  22. Olá inteligentes em vez de estarem discutindo qual é o maior não seria melhor discutir meios de preservá-los e tirá proveitos de tão grande volume de águas?

    ResponderExcluir
  23. tudo indica o nilo maior

    ResponderExcluir
  24. Na realidade, ninguém sabe direito qual o maior, pois eu pesquisei vários sites e livros, são informações desencontradas. O jeito pessoal, para quem se interessa, é continuar pesquisando. Um abraço a todos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Jair, você citou uma fonte de pesquisa respeitada no mundo, não ficou no achismo. O rio Amazonas, segundo fontes seguras, é o maior do mundo em comprimento e volume de água.

    ResponderExcluir
  26. maior em tudo : bacia hidrográfica, volume de água, profundidade, largura, maior números de afluentes etc , é o Pai das Águas ...

    ResponderExcluir
  27. Tenho medo de que a alguns anos ele não venha ser o maior rio poluído do mundo, devido a ganancia dos países desenvolvidos. e da falta de consciência ambiental mundial.

    ResponderExcluir
  28. O rio Nilo segundo as pesquisas não chega a 6 km então o nosso Amazonas é sim de longe o maior rio do mundo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site