Gigantes do Mundo

26 de ago de 2011

Os 10 maiores rios do mundo

É difícil definir precisamente quais os 10 maiores rios do mundo, já que até entre os pesquisadores, há várias controvérsias, devido a seus afluentes, quais devem ser contabilizados. Até mesmo dentro do Wikipédia, há divergências entre artigos sobre este assunto.
O maior debate está entre o Rio Amazonas e o Nilo. As últimas expedições apontam o Amazonas como mais longo.
Segue a lista mais provável dos 10 maiores rios do mundo:

1 – Rio Amazonas – 6.937 km – Brasil
Rio Amazonas
O rio Amazonas é o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento. Com seus 6.937 km, corta todo o norte da América do Sul, no centro da Floresta Amazônica e deságua no Oceano Atlântico. Nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. A maior parte do rio está no Brasil, mas passa pela Colômbia, Bolívia e Peru.
mapa Rio Amazonas


2 – Rio Nilo – 6.650 km - Egito
Rio Nilo
O rio Nilo é o maior rio do continente africano e o 2º mais longo do mundo. Nasce ao sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo.
A sua bacia hidrográfica abranje áreas da Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito.
Até 2008, era considerado o maior rio do mundo, perdendo o posto para o Rio Amazonas, após expedição que revelou que é 140 km mais extenso.
mapa Rio Nilo


3 – Rio Missisipe (Missouri) – 6.212 km - EUA
Rio Missisipe - Missouri
O Rio Mississípi, junto com seu afluente, Rio Missouri, formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte. Quando medido da nascente do Missouri, o comprimento total do conjunto Missouri-Mississippi é de aproximadamente 6 212 km.
Sua foz resulta em um grande delta, no Golfo do México, a cerca de 160 km da cidade de New Orleans.
mapa Rio Missisipe


4 – Rio Ob – 5.570 km – Rússia
Rio Ob
O Rio Ob é um dos principais rios da Sibéria ocidental e o 4º mais longo do mundo, com 5.570 km. É conhecido pelo povo Khanty como Yag, Kolta e Yema, pelos Nenets como Kolta ou Kuay e pelos Tártaros Siberianos como Omar ou Umar.
mapa Rio Ob


5 – Rio Yangtzé – 5520 km – China
Rio Yangtzé
O rio Yangtzé é também conhecido como Rio Azul, é o maior rio da Ásia e o 5º mais longo do mundo. Precorre 5520 km desde sua nascente, nos montes Kunlum (Qinghai e Tibete), até ao mar da China Oriental, sempre dentro do território chinês. Sua bacia hidrográfica irriga as regiões mais férteis da China. A garganta Yarlung Zangboer se localiza no Yangtzé, e é a maior do mundo.
No Yangtzé foi construída a maior usina do mundo, a Barragem das Três Gargantas.
mapa Rio Yangtzé


6 – Rio Amarelo (Huang He) – 4672 km - China
Rio Amarelo - China
O Rio Amarelo, também conhecido como Huang He ou Huang Ho, é o segundo mais longo da China e o 6º do mundo, medindo 4672 km. É de grande importância para a economia chinesa pois o seu vale tem terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais. Foi nesse rio que a civilização chinesa começou.
Seu nome deve-se à grande quantidade de materiais em suspensão que arrastam suas turbulentas águas, lodos e partículas de areia muito fina,que lhe dão sua cor característica.
mapa Rio Amarelo


7 – Rio Congo – 4667 km – Congo
Rio Congo
O rio Congo, também conhecido como rio Zaire, é o 2º maior rio da África (após o rio Nilo) e o 7º mais longo do mundo, com uma extensão total de 4667 km.
É o 2º do mundo em volume de água que deságua no Oceano Atlântico.
mapa Rio Congo


8 - Rio Paraná - 4605 km - Brasil
Rio Paraná - divisa Brasil Paraguai
O rio Paraná é o segundo maior rio sul-americano, que nasce do encontro dos rios brasileiros: rio Grande e rio Paranaíba, entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Há controvérsia sobre sua origem, se é a continuação do rio Paranaíba ou a continuação do rio Grande.
Sua foz se dá no Rio Da Prata, entre o Uruguai e Argentina.
mapa do Rio Paraná

9 - Rio Heilong (Armur) – 4509 km – Russia
Rio Heilong
O rio Armur é o 9º rio mais longo do mundo e forma uma parte da fronteira entre a Rússia e a China e no final do percurso entra inteiramente em território russo. Forma uma bacia hidrográfica abranje território da Rússia, China e Mongólia.
Mapa Rio Heilong


10 – Rio Lena – 4269 km – Russia
Rio Lena
O Rio Lena situa-se na Sibéria (Russia) e é o 10º mais longo do mundo com 4269 km. Nasce a 1640 m de altitude nas Montanhas Baikal, no sul do Planalto Central Siberiano. Deságua no Mar de Laptev, parte do Oceano Ártico, tendo um delta de 10,800 km² de área.
mapa Rio Lena

11 comentários:

  1. gostei muinto desse saite tem tudo eu preciso e munto mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e msm é um ¨SAITE¨ mt bom

      Excluir
  2. Vai dar pra eu fazer meu trabalho valeu site

    OBS: deve faltar uns 6 pts pra eu passar em geografia e o trabalho vale 6 pts e esse site me ajudou na minha passada de ano

    ResponderExcluir
  3. q bom eu vou faze um trabalho com isto

    ResponderExcluir
  4. muuuuuuuuuuuuuuuuu matuto

    ResponderExcluir
  5. A VACA VAI VAI VAI VAI ENTRA ENTRA ...

    ResponderExcluir
  6. procuro o rio azul e cade isso e um coco pq ja procurei d todas as formas e ñ acheiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:(

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das noticias , e espero que convença a minha professora . Abraço RECIFE Aeêew , Vaai Santa Cruuz .

    ResponderExcluir
  8. muito obrigado esta sendo muito preciso tenho apenas 11 anos e estou com tres pesquisas enormes kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Muammar Kadafi iniciou em 1987 e inaugurou em 2007 uma obra prima da humanidade, o projeto GMMR - Grande Rio Feito por Homem - água potável para todos os 6 milhões de líbios, pelos próximos mil anos, cem por cento gratuita. A Líbia fornecia aos países vizinhos grande quantidade de alimentos produzidos em pleno Deserto do Saara através da agricultura irrigada. Este rio subterrâneo custou 25 bilhões de dólares e tinha mais de 4 mil Km de extensão. Seu fluxo através das manilhas de 5m de diâmetro transportava volume de água equivalente à quantidade que o Rio Nilo leva 200 anos para fornecer. A OTAN destruiu a 8ª. Maravilha do Mundo com bombas de UD (urânio empobrecido) tornando-a radioativa. Se essa radioatividade atingir os aquíferos com milhões de m² de água originados da última Era do Gelo, a humanidade lamentará essa terrível perda causada pela ignomínia dos governos dos EUA/OTAN. (Ver imagens no link a seguir):
    >---->
    http://nosvotamosnadilma.blogspot.com/2011/09/libia-que-nao-aparece-na-sua-tv.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site