Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Lugar mais frio do mundo

O lugar mais frio do mundo fica na Cordilheira A, uma das regiões mais remotas da Antártida, onde o homem jamais havia pisado e a temperatura média é de -70°C.

Cordilheira A - Antártida - Lugar mais frio do mundo

A Cordilheira A é parte do Território Antártico Australiano, a 4053 metros de altitude, localizada a 929 km do polo Sul e a 159 km do Domo A.

Lugar mais frio do mundo

O ponto mais frio da face da Terra foi avaliado por cientistas Norte Americanos e Australianos, através de dados de satélite como um local perfeito para observação astronômica por suas condições meteorológicas favoráveis.

Lugar mais frio do mundo

O local apresenta ausência de nuvens, baixa umidade do ar, localizado sob o olho o vórtice polar, origem dos ventos catabáticos, atmosfera estável e temperaturas muito baixas por volta de -70°C.

Telescopio Heat Ridge A - Antártida

Na média, a Cordilheira A é muito mais fria do que o Lago Vostok e qualquer outro lugar conhecido. Até há pouco tempo, a estação Vostok (também na Antártida) era considerada como ponto mais frio do mundo, pois chegou a se registrar 90 graus negativos, no Lago Vostok, mas isso foi uma exceção, já na Cordilheira A, a média já é de -70°C.

Lugar mais frio do mundo

Um observatório infravermelho já está em funcionamento no Cume A, no mais calmo lugar no planalto de gelo. Fundada em uma colaboração entre a Universidade do Arizona (EUA) e da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália) o local excepcional é dedicado à exploração astronômica internacional.

Telescopio Heat Ridge A - Antártida

O telescópio HEAT de 60 centímetros está explorando regiões de formação de estrelas, regiões ainda enigmáticos de nossa galáxia, tendo como objetivo resolver o mistério de como nuvens interestelares se formam e evoluem.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...