Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Maior ilha do mundo

A maior ilha do mundo é a Groenlândia, com uma área de 2 175 600 km². Alguns consideram a Austrália, com seus 7 682 300 km² (3 vezes maior), porém a maior parte dos geógrafos não a considera uma ilha, mas sim uma porção continental da Oceania.

cânions no noroeste da Groelândia

Ligada à Dinamarca, a Groenlândia não é uma nação independente, mas tem um governo local com certa autonomia. Lá vivem 55 mil habitantes — 80% são descendentes de esquimós.

Groelândia vista do espaço

A maior ilha do mundo é cercada pelo oceano Atlântico e pelo mar Glacial Ártico, sendo que tem 85% do território coberto de gelo.

Greenland glacier Petermann

Seu litoral é banhado: ao norte pelo oceano Glacial Árctico, a leste peloo Mar da Gronelândia, a leste e sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo mar do Labrador e Baía de Baffin.


Além da ilha principal, a Groelândia abrange diversas ilhas vizinhas, ao largo da costa nordeste da América do Norte.

Groelândia

A terra mais próxima é a ilha Ellesmere, a mais setentrional das ilhas do Arquipélago Ártico canadense, da qual está separada pelo estreito de Nares.

Glaciares na Groelândia

A ilha tem a segunda maior reserva de gelo do mundo, superada apenas pela Antártida. A vegetação é escassa, com uma pequena zona de floresta no município de Nanortalik no extremo sul, perto do Cabo Farewell.

Glaciares na Groelândia

O ponto mais alto da ilha é o mar e o mais alto é o monte Gunnbjorn, que atinge 3700 metros de altitude. O território em geral é plano com uma inclinação e camada de gelo gradual que cobre quase toda a ilha.

2 comentários:

  1. De que se alimentam seus habitantes?
    Qual o produto que eles exportam e quais os produtos que eles importam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De peixe, caça e produtos que vem de fora.

      Recursos minerais (zinco, chumbo, minério de ferro, carvão, molibdénio, ouro, platina e urânio) são abundantes. A descoberta de petróleo, zinco e ouro, em 1994, promete mudar a economia, ainda bastante dependente da Dinamarca, que também responde por sua defesa e relações externas. A economia baseia-se na extracção de bens minerais e também na pesca, caça de focas e baleias.

      A caça de foca marca a vida dos habitantes do norte. A Gronelândia hoje é criticamente dependentes da pesca e das exportações de pescado, sendo que a indústria da pesca de camarões é de longe a mais rentável.

      Apesar de uma promissora retomada das atividades de exploração de hidrocarbonetos e minerais, ainda serão necessários vários anos antes que a produção de hidrocarbonetos seja iniciada. Foi criada a companhia petrolífera estatal NUNAOIL a fim de estimular a indústria de hidrocarbonetos. Foram lançadas ações da empresa estatal Nunamineral na bolsa de valores de Copenhague, a fim de reunir os capitais necessários ao aumento da produção de ouro, iniciada em 2007. A exploração de depósitos de rubi também começou em 2007. Registra-se também a prospecção de outros minerais (urânio, alumínio, níquel, platina, tungstênio, titânio e cobre).

      O turismo é o único sector com algum potencial a curto prazo mas é limitado, devido à curta temporada e aos custos elevados.

      O sector público, incluindo empresas públicas e municípios, desempenha um papel predominante na economia da Gronelândia. Cerca de metade das receitas governamentais vêm de subsídios do governo dinamarquês - um importante complemento ao produto interno bruto (PIB). O PIB per capita é equivalente ao das economias mais pobres da Europa, ainda que o IDH seja elevadíssimo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...