Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Maior cajueiro do mundo

O maior cajueiro do mundo e maior árvore frutífera, é brasileira, localizada na praia de Pirangi do Norte, município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, a cerca de 25 km de Natal.

Maior cajueiro do mundo

A árvore que ocupa uma quadra inteira foi registrada no o livro dos recordes “Guiness Book”, em 1994.

Maior cajueiro do mundo, visto do mirante

O cajueiro gigante cobre uma área de 8,5 mil m², equivalente a 70 cajueiros de tamanho normal, e só não é maior porque ficou limitado pelas ruas em todos os lados.

Maior cajueiro do mundo - vista aérea

Segundo pesquisas, poderia atingir 40 mil m². A maior safra de cajus da história recente da árvore, foi em 2010, quando foi extraída uma tonelada de castanha.

Maior cajueiro do mundo - trilha

Durante a época da safra, a árvore produz em torno de 2,5 toneladas de caju, entre 70 e 80 mil frutas que são distribuídas aos turistas que visitam o local.

interior do maior cajueiro do mundo

Segundo relatos dos habitantes mais antigos da região, o cajueiro foi plantado por Sylvio Pedrosa (ex-prefeito de Natal), proprietário do terreno, a cerca de 120 anos atrás, mas há outras versões que dizem que foi um pescador quem plantou.

Maior cajueiro do mundo - Pirangi

O crescimento imcomum do cajueiro é explicado pela junção de duas anomalias genéticas. Os galhos da árvore cresceram para os lados, curvar para baixo por causa do peso, até alcançar o solo. Ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, como se fossem troncos de uma outra árvore.

galhos do maior cajueiro do mundo

O tronco principal é dividido em cinco galhos, sendo que quatro deles sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos formando a gigantesca árvore.

galhos do maior cajueiro do mundo

Existe um mirante no próprio cajueiro com uma visão panorâmica do cajueiro e da praia de Pirangi do Norte.
Em 15 de dezembro de 2012, foi inaugurado um caramanchão que irá fazer com que os galhos da árvore fiquem suspensos por cima da avenida.
O horário de funcionamento do Complexo é das 07h30 às 17h30 de domingo a domingo.
É cobrada uma pequena taxa de visitação.
Localização por satélite 

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...