Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Maior túnel de vento do mundo

Um túnel de vento é uma instalação que tem por objetivo simular o efeito do movimento do ar sobre ou ao redor de objetos sólidos, para estudos científicos de aerodinâmica.


O maior túnel de vento do mundo fica no NASA Ames Research Center, com 25m largura e 35m altura, equivalente a um prédio de 13 andares.


O gigantesco empreendimento contém 6 estações de ventiladores, sendo que cada grupo tem potencia de 22.500 HP. Cada ventilador tem 15 pás com 12 metros cada, produzindo ventos de 150 km/h.


Túneis de vento são muito utilizados para testes nos projetos de aviões, automóveis, cápsulas espaciais, edifícios, pontes, antenas e outras estruturas da construção civil.


Os túneis de vento da NASA Ames Research Center são conhecidos não só pela sua imensa tamanho, mas também por suas diversas características que permitem vários tipos de pesquisa científica e de engenharia.


São estruturas em forma de tubo ou passagens em que o vento é produzido para fluir sobre objetos colocados na seção de teste do túnel, conectados a instrumentos que medem e registram as forças aerodinâmicas que agem sobre ele.


A partir de informações recolhidas, os engenheiros podem determinar o comportamento de uma aeronave ou de seus componentes na decolagem, ao cruzar, e durante a descida e pouso.


São nestes túneis que se encontram respostas à condições de vôo e desenvolvimento de novos materiais e formas para as asas, caudas, fuselagens, trem de pouso, sistemas de energia e capotas do motor antes destes projetos serem finalizados.


Todas as aeronaves modernas, inclusive um foguete espacial fez seu vôo inaugural em um túnel de vento. Somente na NASA, tem 42 grandes túneis de vento que variam de grande o suficiente para testar um avião ou apenas alguns centímetros quadrados.

Veja o vídeo do túnel de vento.

Localização por satellite

Exibir mapa ampliado

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...