Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Sumidouro mais profundo mundo

El Zacatón é um sumidouro de água termal pertencente ao sistema Zacatón, grupo de incomuns buracos cársticos localizados no município de Aldama, no nordeste do estado de Tamaulipas, México.


Sumidouro é uma abertura natural que se comunica com uma rede de galerias pela qual um curso de água entra no subsolo. O nome Zacatón vem das ilhas flutuantes de grama Zacate que se movem em torno da superfície com o vento.


É o mais profundo buraco cheio de água no mundo, com uma profundidade total de 339 metros. Zacatón é apenas um dos inúmeros buracos da região. São mais de 15 buracos, vários sistemas de cavernas e nascentes cársticas com cavernas.


O Merro Pozzo (Itália) é mais profundo, com 392 metros de profundidade, mas é uma caverna quase vertical e não um sumidouro.


Usando um robô autônomo, a parte subaquática de Zacatón foi medida com 319 metros de profundidade, somando os 20 m da diferença entre a borda do penhasco e superfície da água totaliza os 339 m.


Devido a sua profundidade, El Zacatón tornou um importante local de mergulho: Dr. Ann Kristovich definiu recorde mundial de profundidade para mulheres, mergulhando a 169 m de profundidade.


Em 6 de abril de 1994, o explorador mergulhador Jim Bowden, mergulhou El Zacatón atingindo a profundidade recorde de 282 m para homens.


Zacatón é apenas um dos inúmeros buracos e outras feições cársticas da região. Aqui estão localizados mais de 15 buracos, vários sistemas de cavernas e nascentes cársticas com cavernas.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...