Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

A cidade mais fria do mundo

Oymyakon é uma localidade com cerca de 1000 habitantes situada junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha, no Leste da Sibéria, na Rússia.


É conhecida por obter o recorde de temperatura mais baixa de numa localidade permanentemente habitada, com o valor de -72.2ºC, ocorrida em Janeiro de 1926.


O solo é permanentemente congelado, do tipo permafrost. No dialecto local Oymyakon significa água não congelada, por causa da proximidade de fontes naturais de água.


A vida local é extremamente difícil já que Oymyakon fica a cerca de 800 km a leste de Yakutsk, uma das mais importantes cidades da Sibéria.


Os habitantes alimentam-se de carne de cavalo e rena. Somente no curto período de verão que se consegue plantar e obter alguns vegetais e mudar um pouco os hábitos alimentares.


Os transportes são muito difíceis, pois combustíveis como o diesel congelam a -50ºC. Por isso os seus carros tem que ficar em permanentemente funcionamento para não pifarem.


O vilarejo foi fundado para amparar pastores de renas que utilizavam as águas termais da região para aquecer os rebanhos. A tinta das esferográficas congela e equipamentos eletrônicos apresentam defeitos ou não funcionam com as temperaturas extremamente baixas.


Curiosamente, no curto período de verão, entre junho e agosto, a temperatura na cidade pode chegar a 30 graus positivos, e os dias chegam a durar 21 horas. Já no mês de dezembro, o sol aparece somente 3 horas por dia.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

2 comentários:

  1. Aí ja achei sacanagem pow. Vc clica em cima p/ ver e realmente é mt gelado o lugar pelo q se fala. mas cidade com 1.000 habitantes? ah por favor! Guilherme Negres

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, cliquei pra ver mais detalhes da cidade e o cursor do mouse congelou de tão frio... Sacanagem!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...