Gigantes do Mundo

29/04/2013

O maior vulcão do mundo

O maior vulcão do mundo é o Mauna Loa, com 4.169 metros de altura e 90 km de largura, localizado há Ilha Havaí, no arquipélago do Havaí.

 
Sua ultima erupção foi registrada em 1984. Embora seja o maior em largura, não é o mais alto do mundo. O mais alto é o Ojos Del Salado, no Atacama, com 6.893 m.


Hilo é a maior cidade da ilha e correntes de lava passam pela cidade durante as erupções.

 
O Mauna Loa é um vulcão pouco inclinado, possuindo no seu interior um lago constituído de lava fundida incandescente. Ocasionalmente a lava sobe, ocupa todo o lago e começa a transbordar atingindo grandes distâncias.

 
A mais recente erupção decorreu entre 24 de março a 15 de abril de 1984. Contam-se 33 erupções do Mauna Loa em tempos históricos.

 
Existem 2 observatórios no topo do vulcão que o monitoram constantemente desde 1912, nenhuma erupção recente deixou pessoas mortas, porém algumas erupções destruiram aldeias próximas.

 
As observações da atmosfera são recolhidas pelo Observatório Mauna Loa, e do sol pelo Observatório Solar Mauna Loa, ambos localizados perto do topo do vulcão.

 
O Parque Nacional dos Vulcões do Havai cobre o cume e a encosta sudeste do vulcão, e inclui ainda o Kilauea (vulcão mais ativo do mundo).

Localização por satélite

Ver mapa maior

9 comentários:

  1. salvou meu trabalho de geografia.

    ResponderExcluir
  2. me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. uau fiquei abobada.

    ResponderExcluir
  4. Está pronto meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  5. trabalho de Geografia salvo *-*
    Obrigada ;*

    ResponderExcluir
  6. na verdade, o maior vulcão do mundo tem 10.000 km2 e o Mauna Loa mede 5,2 km2.
    para mais informações acessem http://turmadogigantee.blogspot.com.br/2013/09/maior-vulcao-da-terra.html

    ResponderExcluir
  7. nossa me ajudo muito.nem sempre encontro o que preciso e vc me ajudaram a enconta resposta

    ResponderExcluir
  8. abrigada. me ajudou bastante

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site