Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

A cidade mais alta do mundo

La Rinconada é uma cidade dos Andes Peruanos, considerada a mais alta do mundo, a uma altitude de 5.100 m acima do nível do mar.

 
É uma cidade está localizada perto de uma mina de ouro, no Distrito Ananea, província de San Antonio de Putina, acerca de 200 km de Juliaca, Peru, próximo à fronteira boliviana e ao Lago Titicaca.

 
A população da cidade cresceu de 2001 para 2009 em 235% e hoje tem entre 30.000 e 40.000 habitantes. A economia é baseada principalmente na produção de ouro nas minas das proximidades.


Muitos mineiros trabalham no sistema chamado cachorreo. Eles trabalham por 30 dias sem pagamento. No 31º dia eles estão autorizados a levar o máximo de minério que podem carregar em seus ombros. Se o minério contém ouro ou não é uma questão de sorte.


A cidade não tem encanamento e nenhum sistema de saneamento básico, além de haver contaminação significativa com mercúrio, devido às práticas de mineração.

 
Mineiros locais irão aperfeiçoar o minério por trituração e tratamento com mercúrio e pressionando a massa através de um pano para filtrar. A resultante amálgama é aquecido para remover o mercúrio.

 
A cidade também é considerada o maior assentamento permanente no mundo, de acordo com a edição de maio 2003 da revista National Geographic.


A cidade está numa região de encostas muito íngremes e áreas de acesso muito difícil, as minas também estão espalhados por todo o flanco sul do Monte Ananea e o tráfego nessas áreas é muito perigoso.

 
Devido à sua proximidade com a vila de neve, ideal para as práticas de montanha, como escalada de montanha e de esquí. A Laguna Rinconada, localizado no sul da cidade, possui grande biodiversidade , mas está ameaçada pela contaminação das minas.

Localização por satélite

Ver mapa maior

2 comentários:

  1. Interessante. principalmente na parte de os trabalhadores tentar o salário na sorte. Deve q quem faz isso são aqueles q tem muita experiência e tem quase certeza q existe ouro no meio dos minérios q levam. Guilherme Negres

    ResponderExcluir
  2. Matéria interessante, ainda que revele a natureza em que vivem essa população, explorada, onde só quem leva o lucro são os grandes magnatas. Viva ao capitalismo !!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...