Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Penhasco mais alto do mundo

A maior queda vertical ou penhasco vertical mais alto do mundo é o do Monte Thor, localizado no Parque Nacional Auyuittuq, na Ilha de Baffin, Nunavut, no Canadá.

 

São1.250 metros de queda livre vertical em uma montanha de 1.675 metros de altura, com ângulo de 105 graus que faz com que os 1.250 metros de queda livre sejam considerados completamente verticais.

 

A grande montanha de granito faz parte das Montanhas Baffin. Existem quedas semi-verticais que são ainda maiores que a de Thor, porém não são completamente verticais.



A montanha está localizada, 46 km a nordeste de Pangnirtung, na entrada do Vale Akshayuk e perto de Overlord Peak.

 

Apesar de estar num lugar de difícil acesso, suas características faz com que seja um destino popular de escaladores, com áreas permitidas para camping.

 

Donald Morton e Lyman Spitzer fizeram a primeira ascensão do Monte Thor em 1965, durante a expedição do Clube Alpino do Canadá liderada por Pat Baird.

 

O recorde mundial de maior rapel aconteceu no Monte Thor, em 23 de julho de 2006, por uma equipe americana. Houve uma tentativa anterior, em 2004, mas foi abortada devido às condições meteorológicas perigosas.

 

 O local surpreende pelo grande número de faces verticais localizadas em todo o parque. Picos como Tirokwa, Freya, Odin e Breidablik-Baldr são alguns que têm faces de rocha verticais que variam entre 500 e 1000 metros.

Localização por satélite

Ver mapa maior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...