11/02/2013

O lago mais profundo do mundo

O lago Baikal ou lago Baical é um lago situado no sul da Sibéria, Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk.


Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade.


A superfície do Lago Baikal é de 31 500 km². Nos meses de inverno o lago congela e se torna uma gigantesca planície de gelo.


É tão grande e profundo que se todos os rios na terra depositassem as suas águas no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher, representando 20% da água doce líquida do planeta.


É um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia.


A ferrovia que passa pelo Lago Baikal é um trecho da Transiberiana com e 307 km e 40 túneis, concluída em 1904. Antes de sua construção, os vagões eram transportados em balsas do Porto Baikal a Babushkin.


O lago está completamente cercado por montanhas altas e íngremes. As Mountanhas Baikal, na costa norte, e a taiga são protegidas como parque nacional. O lago contém 27 ilhas, sendo que a maior, Olkhon, tem 72 km de comprimento e é a terceira maior ilha lacustre do mundo.


O lago é alimentado pelo fluxo de 336 afluentes e deságua no Rio Angara. Os principais afluentes do Baikal são o Selenga, o Barguzin, o Alto Angara, o Turka, o Sarma e o Snezhnaya.


Além de ser o mais profundo lago do mundo, levando em consideração que o lago está a 455,5 metros acima do nível do mar e o ponto mais baixo está a 1.185,5 metros abaixo do nível do mar, verifica-se que é uma das depressões mais profundas da Terra. A profundidade média do lago é de -744,4 metros em relação ao nível do mar.

Localização por satélite

Ver mapa maior

2 comentários:

Acompanhar novas postagens deste site