Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

O mais alto edifício inclinado do mundo

Capital Gate é um arranha-céu localizado em Abu Dhabi, ao lado do Centro de Exposições Abu Dhabi National projetado com uma inclinação impressionante.


Com 160 metros de altura e 35 andares, é um dos edifícios mais altos da cidade e apresenta uma inclinação de 18 graus a oeste. É quatro vezes mais “torta” que a Torre de Pisa.


Em junho de 2010, o Livro Guinness de Recordes Mundiais certificou Capital Gate como o mais alto edifício inclinado do mundo feito pelo homem.


A torção contínua em toda sua forma resulta em uma edificação sem simetria, em que o efeito é justamente surpreender, por dentro e por fora.


Os 35 andares da torre são distribuídos da seguinte forma: do segundo ao 16º são andares destinados a espaço para escritórios, do 18º em diante são os pisos reservados ao hotel Hyatt Capital Gate. O primeiro piso e o 17º são plant rooms, salas utilizadas para abrigar máquinas de grande porte, como equipamentos de ar condicionado.


A Capital Gate Tower foi construída sob uma base de sete metros de profundidade, composta por concreto e uma malha densa de aço reforçado. Para a fundação foram consumidos 7.000 metros cúbicos de concreto.


Até o 12º andar, os pisos são empilhados verticalmente. Entre os níveis 12 e 29, os andares são escalonados entre si de 800 a 1400 milímetros, dando origem a parte magra da torre. A partir do 29º piso a variação é de 900 a 300 milímetros em relação à linha da fachada.


O vidro também foi um elemento imensamente presente na obra: foram utilizados na fachada 21.000 metros quadrados do material. Foram mais de 12.500 placas de vidros moldadas manualmente, de forma que uma ficasse diferente da outra.


Na instalação, cada painel de vidro tinha que ser montado em um ângulo diferente, devido ao perfil curvo da torre. O resultado são mais de 720 formas distintas de diamante na fachada da torre. Cada um desses diamantes pesa cinco toneladas e é formado por 18 painéis de vidro. A fachada levou ao todo dez meses para ser construída.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

3 comentários:

  1. Dubbay novamente na frente da arquitetura exuberante e "recordista," agora com a copa de 2022 a vir, vamos esperar por mais blzas e records

    ResponderExcluir
  2. Na verdade é Abu Dabi e não Dubai.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...