Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

As 10 maiores redes de metrô do mundo

O metropolitano, também chamado de metrô e conhecido em outros países como subway, é um meio de transporte urbano que circula sobre trilhos (carris), transportando passageiros. Em todo o mundo muitas linhas de metrô estão em constante expansão, por isso é difícil ter os dados completamente atualizados. Segundo dados Wikipédia, segue a lista dos 10 maiores sistemas de metrô do mundo.


1 – Metrô de Xangai – China - 434 km
O sistema de metrô de Xangai é atualmente o maior do mundo com 434 km de rota combinada operacional, 278 estações em funcionamento, distribuídas em 11 linhas de metrô (dados de 2012). A média diária em 2011 foi de 2.101 milhões de passageiros. Há previsão para dobrar este número até 2020.


2 – Metrô de Londres - Inglaterra - 408 km
O sistema de metrô de Londres está em segundo lugar, com 408 km de extensão, 270 estações e 11 linhas. foi durante muitos anos o mais extenso do mundo, perdendo este posto há pouco tempo. Possui uma média diária de 2,950 milhões de passageiros por dia. Até 2025 estão previstos grandes investimentos no sistema metropolitano londrino.


3 - Metrô de Nova Iorque – EUA – 369 km
Em terceiro lugar, o metrô de Nova Iorque 369 km de extensão, 468 estações em operação e 24 linhas. É um dos mais velhos e extensos sistemas de transporte público do mundo, inaugurado em 1904. Possui um tráfego diário de 5 milhoes de passageiros, funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano.


4 - Metrô de Pequim (Beijing) – China – 336 km
A quarta maior rede de metrô do mundo é a de Pequim, com 337 km de extensão, 14 linhas e 198 estações. Está em rápida expansão e a previsão é que, em 2015, se torne o mais extenso do mundo, com 561 km. O governo municipal de Pequim espera chegar aos 1.000 quilômetros de extensão da rede do metrô em 2020. Possui um tráfego médio diário de 3,5 milhoes de passageiros.


5 - Metrô de Tóquio – Japão – 328,8 km
O metrô de Tóquio é um dos mais movimentados do mundo, com uma média de 7 milhões de passageiros por dia. O sistema do metrô Tóquio é o quinto mais extenso do mundo, com 328,8 km de extensão, 13 linhas e 283 estações.


6 - Metrô de Moscou – Rússia – 308,7 km
O metrô de Moscou possui 308,7 km de extensão, 12 linhas e 186 estações. É um dos mais movimentados do mundo, com 6,6 milhões de passageiros por dia. Algumas estações construídas sob o rio Moscou, durante a Segunda Guerra Mundial são muito profundas profundas e foram planejadas para serem abrigos seguros em caso de bombardeio.


7 - Metrô de Seul – Coréia do Sul – 287 km
O metrô de Seul estende-se por 287 km, conta com 9 linhas e 266 estações. É um dos mais movimentados do mundo com 7 milhões de passageiros por dia.


8 - Metrô de Madri – Espanha – 283,3 km
O metrô de Madri possui uma extensão de 283,3 km, 282 estações, divididas em 13 linhas, além de um ramal de 3 linhas operadas com veículo leve sobre trilhos (VLT). Apresenta um tráfego médio de 1,7 milhões de passageiros por dia.


9 – Metrô de Guangzhou – China – 236 km
O metrô de Guangzhou tem 236 km de extensão e 144 estações, divididas em 8 linhas. Seu tráfego diário é de 5,6 milhões de passageiros por dia, em média. A capacidade operacional total está prevista para ultrapassar 600 km até 2020.


10 – Metrô de París – França – 214 km
O metrô de París tem 214 km de extensão, 16 linhas e 301 extações. A linha 14 do sistema é completamente automática, ou seja, não tem motorista de cabine. O sistema transporta uma média diária de 4,5 milhões de passageiros.

36 comentários:

  1. E o de São Paulo cresce incríveis 2km ao ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Melhor do que o do RJ que nao cresce nem meio km por ano

      Excluir
    3. São paulo vai chegar onde londres esta hoje no ano de 2468

      Excluir
    4. Em Manaus nem metro tem ainda :(, e se tiver vai ser trem bala :) , cidade do futuro, por emquanto so pobresa mesmo :( .

      Excluir
    5. Em Manaus nem metro tem ainda :(, e se tiver vai ser trem bala :) , cidade do futuro, por emquanto so pobresa mesmo :( .

      Excluir
    6. Luciano Silva07/03/2017 11:52

      Amigo, pelo menos São Paulo continua expandindo o Metrô sem parar há mais de 20 anos, ao contrário de qualquer outra cidade brasileira. São quase 80 km de extensão e 64 estações. Sem contar os trens que interligam a região metropolitana e conta com 92 estações em 6 linhas e mais de 258 km de extensão.

      Excluir
  2. O de Porto Alegre tem 15 km... no papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e ainda por cima é um trem suburbano,praticamente por cima da terra. Isso que POA é a capital do mundo, né !!!

      Excluir
  3. E o de Salvador o mais extenso do mundo em obras paralisadas.kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. No metro de Lisboa andam a fazer cerca de 800 metros á cerca de 7 anos, a obra encontra-se abandonada a meio pq não ha dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Eles não incluiram o mapa de Salvador, que deve ser o maior do mundo!!

    ResponderExcluir
  6. Salvador tem o menor e mais caro metrô do mundo , mas ainda não funcionou . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Se o metrô de SP não satisfaz aos brasileiros isso é de fato lamentável. Infelizmente, esse é o único sistema no Brasil com alguma representatividade. No restante do país com certeza as carroças ainda são o meio de transporte predominante.

    ResponderExcluir
  8. Não da pra aguentar , São Paulo é uma cidade maior que moscow, tóquio, Nova Iorque, Seoul, Singapura, Londres , Madrid e ETC, e consegue ter no máximo 6 linha ( tirando a CPTM), só a dilma mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é responsabilidade do governo estadual e não federal para vc estar cobrando a Dilma e não o alckim e sua turma que está no poder do estado de São Paulo a quase 20 anos

      Excluir
    2. Não consigo ler isso e ficar quieto, vai estudar mais!

      Excluir
  9. Além das redes de metrô serem insuficientes e desproporcionais ao tamanho das duas maiores cidades Brasileiras ( SP x RJ ) Nenhuma das linhas serve os mais movimentados Aeroportos do Brasil (Congonhas, Cumbica, Santos Dumont e Galeão). Que Vergonha!

    ResponderExcluir
  10. isso tudoo acontecer por razoes politicas..

    ResponderExcluir
  11. E o do Recife, não é tão extenso, tem apenas duas linhas e tem uma estação que serve o aeroporto, que se chama ESTAÇÃO AEROPORTO.

    ResponderExcluir
  12. Esqueceram o de Belo Horizonte gente! Não, não, o de Salvador é maior do que todos esses juntos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. O de NY e maior quando junta todas a empresas MTA,Metro north etc.

    ResponderExcluir
  14. O de Salvador é o menor do mundo e ainda nem foi inaugurado.

    ResponderExcluir
  15. A extenção do de São Paulo e do Rio é ridícula, pelo tamanho e importância das duas metrópolis. O de Salvador é uma piada de mau gosto pelos gastos astronômicos e pouquícima extenção: diga-se de passagem o tal já está em funcionamento e em fase de testes.
    O caso destes meios de transportes de massa não é para rir nem fazer piadas sobre o assunto e sim para exigir a penhora dos bens assim como a prisão por muitos anos com trabalhos forçados dos responsáveis por esses atrassos e roubalheira nos serviços púbricos que é feito com o meu o seu e de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  16. Esqueceram só 587 kms de metrô de paris e 257 estações... Lá tem 2 metrôs diferentes.... Um com 16 linhas e um com 5 linhas (expresso).

    ResponderExcluir
  17. O Brasil não cresce, por que o povo brasileiro tá acostumado com pobreza, corrupção que é o nosso Brasil, o povo brasileiro quer tudo de mão beijada, não depende só do governo fazer o país crescer; O Metropolitano de São Paulo é pequeno com o tamanho da cidade e o aumento da população, mais é um dos melhores das Américas! Então vamos valorizar e correr atráse ser menos ignorantes e parar com essa vida de 3° mundo

    ResponderExcluir
  18. O metro de salvador já possui 17km. E terá 42. Hojr E maior do que o de Valencia (Espanha) e Gênova (Itália). Informem se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperando a inauguração da Linha 2.

      Excluir
  19. Para quem fala de São Paulo ... Londres, Moscou, Seul e todas as cidades chinesas. NÃO POSSUEM TREM DE SUPERFÍCIE COMO SÃO PAULO . Devido nevar etc. Se acrescentar o tamanho do metro + dos trens . A totalidade DE São Paulo fica entre as 10 maiores redes do mundo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a lista é sobre sistemas de metrô

      Excluir
  20. Só pra dar uma lembrada em vocês, o metrô do rio é o que cresce mais rapido no Brasil...O de São Paulo, segundo uma pesquisa, demorará 172 anos para chegar na extensão do metrô de Londres. link da pesquisa http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/01/130111_metro_comparacao_sp_londres_rw.shtml

    ResponderExcluir
  21. Esse atraso brasileiro é por causa das empresas de onibus nas cidades??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tai! Se desenvolver muito os sistemas de metrô, vai diminuir a circulação de carros, de ônibus, venda de gasolina, óleo diesel, queda de arrecadação de impostos, etc. É mais cômodo que o metrô se desenvolva a passos de tartaruga em detrimento do bem estar e da segurança do cidadão de qualquer uma das cidades citadas.

      Excluir
  22. O de Recife é o terceiro maior do país é passageiros diários, só perde para o de São Paulo e Rio.

    ResponderExcluir
  23. Porto Alegre também tem uma estação de metrô no aeroporto saindo de dentro dele através do aeromóvel que leva até a estação. A linha 1 que é a única em operação tem 43,1 km de extensão.A linha que está em projeto é a 2.

    ResponderExcluir
  24. Vocês estão falando em metrô, trens etc etc, e alguns estão reclamando. Aqui em Porto Velho-Rondônia, nem uma estação rodoviária que presta tem aqui.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...