Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

A ponte estaiada mais alta do mundo

A Ponte Baluarte (El Puente Baluarte Bicentenario) foi recentemente inaugurada no México e se tornou a ponte estaiada mais alta do mundo, outorgada pelo Guinness.


Ela se localiza entre os municípios de Concordia, em Sinaloa e Pueblo Nuevo, em Durango, ao longo da rodovia Durango-Mazatlan.


A ponte tem 1124 m de comprimento, atingindo uma altura de 520 m até o topo dos cabos estaiados e 402.6 até o nível da pista, sendo ainda a segunda mais alta dentre as pontes em geral.


A construção da ponte teve início em 21 de fevereiro de 2008 e foi inaugurada em 5 de janeiro de 2012.


Localizada na Serra Madre Ocidental, entre os estados de Durango e Sinaloa, a estrutura é sustentada por dois trechos estaiados, com 152 cabos de aço, e possui um vão central de 520 metros. A largura de 16 m permitirá a criação de quatro faixas, sendo duas para cada sentido.


O fluxo estimado para a ponte Baluarte Bicentenario é de dois mil veículos por dia. A construção faz parte da rodovia Durango-Mazatlán, principal projeto do atual governo mexicano, que irá promover o comércio com os Estados Unidos e elevará a importância estratégica do país na economia global.


A estrada de 230 km, dos quais 160 km já foram concluídos, atravessará cinco estados do norte do México e terá 61 túneis e 115 pontes e viadutos.


A construção da ponte demandou investimento de dois bilhões de pesos mexicanos, cerca de R$ 270 milhões.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

1 comentários:

  1. Na minha humilde percepção, uma obra cheia de criatividade e manifestação do saber humano. Toda grande obra, foi concebida por pessoas de talento e a sua realização deu-se com a ajuda de também modestos operários. Em sua conclusão, todos são artífices e co-autores de um novo mapa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...