Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

A maior escultura de pedra do mundo

A Grande Esfinge de Gizé é uma enorme esfinge (estátua composta do corpo de um leão e uma cabeça humana) situada no norte do Egito no planalto de Gizé, na margem oeste do rio Nilo, próximo a metrópole do Cairo.

Grande Esfinge de Gizé - Egito

A grande esfinge é a maior estátua esculpida em pedra em todo o planeta e foi construída pelo antigos egípcios 3.000 a.C, Porém, alguns pesquisadores afirmam que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C.

Grande Esfinge de Gizé - Egito

A Grande Esfinge foi esculpida em pedra calcária, tendo 57 metros de comprimento, 6 metros de largura e 20 metros de altura, tornando-a a maior estátua esculpida em apenas um bloco de pedra.

Grande Esfinge de Gizé - Egito

A esfinge olha para o leste e tem um pequeno templo situado entre suas patas. Somente em 1817 foi descoberto todo o peito da estátua. Somente em 1925 a esfinge foi completamente revelada.

Grande Esfinge de Gizé - Egito

Não se sabe o paradeiro do nariz da estátua, de um metro de largura. Segundo lendas, o nariz teria sido arrancado por balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte ou também por tropas britânicas, até mesmo pelos mamelucos.

Grande Esfinge de Gizé - Egito

A estátua guarda a entrada do complexo das pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, no planalto de Gizé, perto do Cairo. O local também é chamado de necrópole.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

4 comentários:

  1. Foram com a ajuda dos Aliens!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, foram os Extraterrestres que construíram essas paradas ai!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...