Pantanal – a maior área alagada do mundo

O Complexo do Pantanal, ou Pantanal Matogrossense´e a maior área alagada do mundo. É um bioma constituído principalmente por uma savana ...

O Complexo do Pantanal, ou Pantanal Matogrossense´e a maior área alagada do mundo.
É um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros.
Está situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia, que é chamado de chaco boliviano.
Foi considerado pela UNESCO, Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. O Pantanal está localizado bem no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.
A região é uma planície pluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica.
O rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, e também para outros animais, como os jacarés, as capivaras e ariranhas, entre outras espécies.
O Pantanal pode ser explorado em barcos, cavalgadas e safáris fotográficos. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú e o jacaré.
O Pantanal Sul abrange dois terços da planície pantaneira: lá estão, por exemplo, a Nhecolândia, as cidades de Miranda e Aquidauana, com grande parte dos serviços de hospedagem e infra-estrutura para turistas, e o Porto Murtinho, das pescarias. As principais portas de acesso ao sul são Campo Grande e Corumbá.
No Pantanal Norte, ao sul da capital Cuiabá, os principais destinos são Barão de Melgaço (com savanas e ninhais), Poconé e Cáceres, áreas de acesso difícil devido ao prolongado alagamento.
O período de seca vai de maio a setembro. Em julho, por exemplo, época de férias escolares em boa parte do país, as chuvas fracas sinalizam para a baixa das águas e para a reprodução das aves, até novembro. São meses indicados para observação dos pássaros.
De janeiro a março, chove muito e o calor é intenso: rios, lagos e banhados viram uma planície só. Por conta do aguaceiro, recomenda-se fazer o passeio pela Estrada Parque (120 km de aterro que cortam o Pantanal Sul, com mais de 80 pontes) durante a seca, de maio a setembro. O melhor período para pescar o pacu é de março a maio; para o pintado, de agosto a outubro. Localização por satélite
Exibir mapa ampliado

COMMENTS

Nome

Animais,14,Aviação,9,construções,149,Construções diversas,27,Diversão,26,Energia e Mineração,18,Eventos,3,Extremos,10,Homens,6,Homens e Animais,20,Indústrias,6,Máquinas,58,Monumentos,10,Natureza,52,Naval,18,pontes,23,Prédios e Torres,23,Terrestres,28,Top 10 - Construções,31,Top 10 - Maiores do Mundo,48,Top 10 - Máquinas,11,Top 10 - Natureza,7,Transportes,23,
ltr
item
Gigantes do Mundo: Pantanal – a maior área alagada do mundo
Pantanal – a maior área alagada do mundo
https://1.bp.blogspot.com/-qIGQO3KY_Kk/TwbHGN7YsRI/AAAAAAAANC8/7s3oo0dt2t0/s640/pantanal-a-maior-area-alagada-do-mundo.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-qIGQO3KY_Kk/TwbHGN7YsRI/AAAAAAAANC8/7s3oo0dt2t0/s72-c/pantanal-a-maior-area-alagada-do-mundo.jpg
Gigantes do Mundo
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2012/01/pantanal-maior-area-alagada-do-mundo.html
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2012/01/pantanal-maior-area-alagada-do-mundo.html
true
5141033468648366050
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy