Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

A maior barreira de corais do mundo

A Grande Barreira de Corais da Austrália é a maior faixa de corais do mundo, com 2.300 quilômetros de comprimento, com largura variando de 20 a 240 km.


A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos, compostas por milhões de minúsculos organismos, conhecidos como pólipos de coral.


A Grande Barreira é uma imensa faixa de corais, composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné.


Ela comporta uma grande biodiversidade e foi eleita um dos patrimônios mundiais da Humanidade em 1981 e uma das Sete maravilhas naturais do mundo, e uma das finalistas na lista elaborada pela Fundação New7Wonders.


Uma grande parte do recife é protegido pelo Parque Nacional da Grande Barreira de Coral, que ajuda a limitar os impactos do uso humano, como pesca e turismo.


Outras pressões ambientais sobre o recife envolvem o escoamento superficial, as alterações climáticas acompanhadas do embranquecimento maciço dos corais e surtos na população de estrelas-do mar coroa-de-espinhos, que se alimenta dos corais.


A Grande Barreira de Coral tem sido conhecida pelo seu uso pelos aborígenes locais e pelos nativos da Ilhas do Estreito de Torres, e é um importante componente para a cultura local.


Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes.


Apesar da biodiversidade que representa, a grande barreira coralina corre risco de extinção, em razão da poluição marítma e do aquecimento anormal das águas, causado pelo fenômeno climático El niño.


É destino turístico certo para quem vai para Austrália. A grande barreira possui belíssimas ilhas procuradas todo ano por turistas de todo mundo. O turismo é uma importante atividade para a região, movimentando até 1 bilhão de dólares por ano.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...