15/12/2011

Typhoon - O maior submarino do mundo

Typhoon é uma classe de submarinos da União Soviética e posteriormente da Rússia e é o maior do mundo, já construído, com 175 metros de comprimento, 23 de boca e 12 de calado, seu peso médio é de de 48 mil toneladas.


Typhoon (inglês:Tufão) é o nome dado pela NATO a uma classe de submarinos portadores de mísseis balísticos com ogivas nucleares (SSBN) da Marinha Soviética, nos anos 80.


Casco número TK-208 foi a embarcação principal da União Soviética da terceira geração do Projeto 941. Ele foi iniciado no Estaleiro Severodvinsk em 3 de março de 1977 e lançado em 23 de setembro de 1980.


Em 1990, ela entrou na doca seca em Severodvinsk para atualizações e reparos. Devido a problemas econômicos e tecnológicos, a conclusão foi severamente adiada. Em 2000, o trabalho sobre ela foi intensificada. Em junho de 2002, agora servindo a Marinha russa, o TK-208 finalmente deixou a doca seca Severodvinsk. Após 12 anos de reforma e modificações.


Os vinte lançadores para a mísseis R-39 que originalmente realizados foram substituídos por lançadores para os mais avançados mísseis balísticos lançados por submarinos até agora, o RSM-56 Bulava.


O primeiro lançamento de um míssil Bulava foi realizado pela Dmitry Donskoy em 27 de setembro de 2005. O navio foi à tona e disparou o míssil a partir de um ponto no Mar Branco.


Em 21 de dezembro de 2005, o sistema foi testado novo míssil subaquático, pela primeira vez. Com sucesso atingiu um alvo na Faixa de Teste Kura na Península de Kamchatka.


Essa classe de submarinos ficou famosa pelo filme “Caçada ao Outubro Vermelho”, no qual um submarino Typhoon modificado foge para os EUA nos últimos anos da Guerra Fria.


A Rússia deverá manter os submarinos nucleares estratégicos da classe Typhoon (projeto 941) até 2019.
Os submarinos da classe Typhoon entraram em serviço Marinha Soviética nos anos 1980. Três dos seis navios construídos ainda estão em uso.

7 comentários:

  1. Sou brasileiro e considero importante todas as fontes de energias renováveis e quase ecologicamente corretas.
    Uma obra prima este SUBMARINO e na oportunidade, gostaria de apresentar o que é de mais novo em tecnologia energética como nova fonte de Energia Eletromagnética autossustentável contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta.
    Que através de GERADORES ELETROMAGNÉTICOS AUTOSSUSTENTÁVEIS, podemos reduzir em 80% (OITENTA POR CENTO) os gastos com a ENERGIA desses SUBMARINOS. Uma energia sem fim. E não necessita de nenhuma outra fonte de energia SÓLIDA, LÍQUIDA, GASOSA, NUCLEAR E QUALQUER OUTRA EXISTENTE NA FACE DA TERRA.
    Mas, agora em 2012 a nossa empresa P R NASCIMENTO IND. COM. REP. E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA. Localizada na Cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba na Região Nordeste do Brasil. Conseguimos produzir uma nova fonte de Energia Eletromagnética autossustentável contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta. Esta energia não polui o Meio ambiente.
    Já comunicamos por E-mail ao gabinete da Presidência da República, ao Senado Federal, ao Congresso Nacional, para 10 (dez) Governadores, algumas termelétricas e algumas empresas em nosso Estado da Paraíba.
    Acredito que o lançamento dessa nova fonte de Energia Eletromagnética autossustentável contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta. Como diretor Presidente da empresa, posso garantir prezado "Anônimo" que temos a competência e a potência de gerar de 1.000 (mil) Gigas Watts até 500 (quinhentos) Tera Watts. E fazer com que as cidades e as matas não sejam extintas das suas localidades, caso o Governo Federal representado pelos Gestores Públicos acreditem nessa nova fonte de Energia Eletromagnética autossustentável contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta.
    Paulo Nascimento.
    Campina Grande - Paraíba.
    prnascimentoindltda@gmail.com - +55-83-9958-2030

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens sr. Paulo. Fico feliz com a noticia. Pena que so fiquei sabendo tanto tempo depois do seu post aqui.Olha sua ideia do motor eh otima para nos e para o meio ambiente.Mas esse tipo de novidade so interessa ao governo, aos politicos, se existir alguma vantagem financeira para eles. Achar que a energia eletrica ira baixar de preco por isso eh um engano. Um dos maiores carteis do mundo eh o da energia eletrica. na verdade esse eh um assunto muito delicado. Mexer nisso soh vai surgir sujeira, ladroes e corrupcao...conheco gente que tem um prototipo de motor magnetico e inocentemente foi oferecer a algum setor no governo e acabou sendo perceguido e ameacado...A elite mundial manda nessa colonia, nosso pais. Energia e Agua potavel estah diretamente ligado ao crescimento de uma nacao e nossos chefes lah fora ja mandam em quase todas as fontes de energia e de agua...quer ajudar seu povo? seja criativo disfarce seu produto e venda com preco acessivel...talvez assim o povo comece a abrir os olho, acorde e se desvincule desse modo de vida de escravidao desfarcada. O universao eh pura energia gratuita. Paz e saude.

      Excluir
  2. Prezado Paulo. Achei muito interessante o artigo. Vivendo a aprendendo. O mundo poderia ter uma melhor e mais longa condição de vida com gente como você. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. o brasil esta construindo a mizeria da naçao o paiszinho safado e o nosso

    ResponderExcluir
  4. Um submarino tão grande deve consumir BILHÕES em recursos militares só pra mantê-lo operante.
    Como analista em segunda grande guerra,deixo aqui registrado que ficou provado que TAMANHO NÃO É DOCUMENTO;uma vez que ter os maiores navios de batalha não garantiu nem aos EUA de serem atacados pelo Japão na época;nem ao Japão vencer os EUA no Pacífico e a Alemanha Nazista invadir a Inglaterra.
    Sem contar que um submarino com um reator nuclear tão grande viria a ser uma catástrofe iminente até o dia em que viesse a ser descomissionado e desmantelado como sucata.

    Bonito,sim...mas pouco prático,na realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande motivação para essa classe de submarinos possuir essas dimensões se devia a capacidade de carregamento dos SLBM ou mísseis balísticos, pois isso sim teria bastante serventia para impressionar e demonstrar às potências ocidentais o poderio nuclear soviético, já que apenas um submarino desses caso disparasse todos os seus mísseis já bastaria para levar o planeta ao holocausto nuclear, mas obviamente que até o governante russo mais fanático jamais teve isso em mente já que a maioria das armas nucleares tem serventia apenas para mostrar a quem quer que seja que qualquer ataque com esse tipo de arma será retaliado com força igual ou superior...

      Excluir
  5. A Rússia pra mim, é a melhor nação em tecnologias militares, bem melhor que os americanos. Tem esse incrível submarino Typhoon como o melhor e mais bem equipado submarino da historia, o AK-47 como melhor rifle de assalto, o T-72 como o melhor tanque de guerra e dois dos mais bem respeitados aviões de caças o MIG-21 e o MIG-29, além do caça mais rápido do mundo o MIG-25!

    ResponderExcluir

Acompanhar novas postagens deste site