29/10/2011

As 10 cidades mais populosas do mundo

Esta é uma lista das 10 cidades mais populosas do mundo.
A lista classifica unidades municipais urbanas do mundo de acordo com a população. Note-se que as populações listadas são para a cidade propriamente dita e não para a região metropolitana.


1 – Xangai – China = 13.831.900 hab
Xangai é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze, a cidade é a mais populosa do mundo.


2 – Bombaim – Índia = 13.831.900 hab
Bombaim ou Mumbai é a capital do estado de Maharashtra e a maior cidade da Índia e a segunda mais populosa do mundo. Bombaim encontra-se na ilha de Salsete, ao largo da costa ocidental de Maharashtra. A sua região metropolitana é a terceira maior do mundo, com uma população de cerca de 22 milhões de habitantes.


3 – Karachi – Paquistão = 12.991.000 hab
Karachi é a cidade mais populosa do Paquistão e a capital da província de Sind, no sul do país. É o centro financeiro, comercial e portuário do país. É a terceira cidade mais populosa do mundo.


4 – Delhi – Índia – 12.565.991 hab
Délhi figura a segunda mais populosa cidade indiana, e a quarta mais populosa do mundo — enquanto sua região metropolitana, conhecida como National Capital Territory of Delhi, da qual é capital, possui cerca de 22,2 milhões de habitantes destribuida por uma área estimada em 1.483 km².


5 – Istambul – Turquia – 12.517.664 hab
Istambul é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a maior área metropolitana da Europa. Grande maioria da população é muçulmana.


6 – São Paulo – Brasil – 11.316.149 hab
São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul do mundo. É a sexta cidade e quarta região metropolitana mais populosa do mundo.


7 – Moscou – Russia – 10.563.038 hab
Moscou é a capital e a maior cidade da Rússia e está entre as maiores áreas urbanas do mundo. Moscou é um grande centro político, econômico, cultural, religioso, financeiro, educacional e de transporte da Rússia. É também a sétima cidade mais populosa do mundo.


8 – Seul – Coréia do Sul – 10.464.051 hab
Seul é a capital, bem como a maior e mais importante cidade da Coreia do Sul, situada no noroeste do país, nas margens do Rio Han É a oitava cidade mais populosa do mundo e sua área metropolitana, por sua vez, que inclui a cidade de periférica de Incheon, engloba cerca de 22,7 milhões de habitantes. Seoul é o principal e mais desenvolvido centro financeiro e comercial da Coréia do Sul, e um dos principais do continente asiático e do mundo.


9 – Pequim – China – 10.123.000 hab
Pequim é a capital da República Popular da China e a nona cidade mais populosa do mundo. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida, um conjunto de palácios dos imperadores chineses construído no século XV. A cidade foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911.


10 – Jacarta – Indonésia – 9.588.198 hab
Jacarta é a capital e maior cidade da Indonésia. Situa-se na ilha de Java e conta com cerca de 18,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana e como cidade é a décima cidade mais populosa do mundo.

7 comentários:

  1. E Tóquio Japão ?

    ResponderExcluir
  2. Cidade do México - México ??

    Nova York - EUA ??

    ResponderExcluir
  3. só o sp é faz parte do continente americano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é do mundo inteiro!

      Excluir
  4. Nossa!fiquei impresionada o Brasil em 6º?Parabéns...a todos os brasileiros

    ResponderExcluir
  5. nova york
    tem 22 milhoes
    cade?

    ResponderExcluir
  6. Esta postagem se refere a cidade isoladamente. Veja a postagem das 10 maiores área metropolitanas -

    http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2011/12/as-10-maiores-metropoles-do-mundo.html

    - Nova York está em quinto com cerca de 20 milhões.

    ResponderExcluir

Acompanhar novas postagens deste site