23/10/2011

A árvore mais grossa do mundo

A Árbol del Tule está localizada no município de Santa María del Tule, próximo à cidade de Oaxaca de Juárez, no estado de Oaxaca, no México.


Seu tronco tem 58,00m de circunferência e 14,05 m de diâmetro. A sua altura é de 42 m, o seu volume total é de 816,829 m3 e estima-se o peso em 636.107 kg.


Com a idade estimada em mais de 2000 anos, esta árvore é a mais grossa do mundo.


É conhecida como Ahuehuete, cipreste mexicano, cipreste de Moctezuma, El Gigante, El Árbol del Tule ou El Sabino del Tule.


Esta espécie costuma crescer em lugares pantanosos. Sua denominação técnica é Taxodium mucronatum, da Família Taxodiacea, do gênero Taxodium.


No tronco, existem nódulos lenhosos que formam figuras de animais, onde podem ser vistas as figuras de um crocodilo, urso, elefante, lebre, esquilo, patos e de outros animais.


Arbol del Tule é árvore mais famosa do México, e alguns dizem maior biomassa único do mundo. A árvore de Tule e seus arredores compreendem um monumento natural único, uma atração para moradores e visitantes.


A cidade de Santa Maria del Tule leva o nome da famosa árvore e possui não apenas uma, mas 7 árvores extremamente grande e antigo cipreste.


Moradores locais celebram a famosa Árvore Tule com uma festa grande a cada 7 de outubro.


Na praça principal em torno da árvore tem um mercado circular com artesanato regional. Viajantes que dirigem para Teotitlán e Santa Ana del Valle param para apreciar a árvore.


Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

0 comentários:

Postar um comentário

Acompanhar novas postagens deste site