Os 10 maiores rios do mundo

É difícil definir precisamente quais os 10 maiores rios do mundo, já que até entre os pesquisadores, há várias controvérsias, devido a seus ...

É difícil definir precisamente quais os 10 maiores rios do mundo, já que até entre os pesquisadores, há várias controvérsias, devido a seus afluentes, quais devem ser contabilizados. Até mesmo dentro do Wikipédia, há divergências entre artigos sobre este assunto.
O maior debate está entre o Rio Amazonas e o Nilo. As últimas expedições apontam o Amazonas como mais longo.
Segue a lista mais provável dos 10 maiores rios do mundo:

1 – Rio Amazonas – 6.937 km – Brasil
Rio Amazonas
O rio Amazonas é o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento. Com seus 6.937 km, corta todo o norte da América do Sul, no centro da Floresta Amazônica e deságua no Oceano Atlântico. Nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. A maior parte do rio está no Brasil, mas passa pela Colômbia, Bolívia e Peru.
mapa Rio Amazonas


2 – Rio Nilo – 6.650 km - Egito
Rio Nilo
O rio Nilo é o maior rio do continente africano e o 2º mais longo do mundo. Nasce ao sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo.
A sua bacia hidrográfica abranje áreas da Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito.
Até 2008, era considerado o maior rio do mundo, perdendo o posto para o Rio Amazonas, após expedição que revelou que é 140 km mais extenso.
mapa Rio Nilo


3 – Rio Missisipe (Missouri) – 6.212 km - EUA
Rio Missisipe - Missouri
O Rio Mississípi, junto com seu afluente, Rio Missouri, formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte. Quando medido da nascente do Missouri, o comprimento total do conjunto Missouri-Mississippi é de aproximadamente 6 212 km.
Sua foz resulta em um grande delta, no Golfo do México, a cerca de 160 km da cidade de New Orleans.
mapa Rio Missisipe


4 – Rio Ob – 5.570 km – Rússia
Rio Ob
O Rio Ob é um dos principais rios da Sibéria ocidental e o 4º mais longo do mundo, com 5.570 km. É conhecido pelo povo Khanty como Yag, Kolta e Yema, pelos Nenets como Kolta ou Kuay e pelos Tártaros Siberianos como Omar ou Umar.
mapa Rio Ob


5 – Rio Yangtzé – 5520 km – China
Rio Yangtzé
O rio Yangtzé é também conhecido como Rio Azul, é o maior rio da Ásia e o 5º mais longo do mundo. Precorre 5520 km desde sua nascente, nos montes Kunlum (Qinghai e Tibete), até ao mar da China Oriental, sempre dentro do território chinês. Sua bacia hidrográfica irriga as regiões mais férteis da China. A garganta Yarlung Zangboer se localiza no Yangtzé, e é a maior do mundo.
No Yangtzé foi construída a maior usina do mundo, a Barragem das Três Gargantas.
mapa Rio Yangtzé


6 – Rio Amarelo (Huang He) – 4672 km - China
Rio Amarelo - China
O Rio Amarelo, também conhecido como Huang He ou Huang Ho, é o segundo mais longo da China e o 6º do mundo, medindo 4672 km. É de grande importância para a economia chinesa pois o seu vale tem terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais. Foi nesse rio que a civilização chinesa começou.
Seu nome deve-se à grande quantidade de materiais em suspensão que arrastam suas turbulentas águas, lodos e partículas de areia muito fina,que lhe dão sua cor característica.
mapa Rio Amarelo


7 – Rio Congo – 4667 km – Congo
Rio Congo
O rio Congo, também conhecido como rio Zaire, é o 2º maior rio da África (após o rio Nilo) e o 7º mais longo do mundo, com uma extensão total de 4667 km.
É o 2º do mundo em volume de água que deságua no Oceano Atlântico.
mapa Rio Congo


8 - Rio Paraná - 4605 km - Brasil
Rio Paraná - divisa Brasil Paraguai
O rio Paraná é o segundo maior rio sul-americano, que nasce do encontro dos rios brasileiros: rio Grande e rio Paranaíba, entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Há controvérsia sobre sua origem, se é a continuação do rio Paranaíba ou a continuação do rio Grande.
Sua foz se dá no Rio Da Prata, entre o Uruguai e Argentina.
mapa do Rio Paraná

9 - Rio Heilong (Armur) – 4509 km – Russia
Rio Heilong
O rio Armur é o 9º rio mais longo do mundo e forma uma parte da fronteira entre a Rússia e a China e no final do percurso entra inteiramente em território russo. Forma uma bacia hidrográfica abranje território da Rússia, China e Mongólia.
Mapa Rio Heilong


10 – Rio Lena – 4269 km – Russia
Rio Lena
O Rio Lena situa-se na Sibéria (Russia) e é o 10º mais longo do mundo com 4269 km. Nasce a 1640 m de altitude nas Montanhas Baikal, no sul do Planalto Central Siberiano. Deságua no Mar de Laptev, parte do Oceano Ártico, tendo um delta de 10,800 km² de área.
mapa Rio Lena

COMMENTS

BLOGGER: 20
Loading...
Nome

Animais,14,Aviação,9,construções,149,Construções diversas,27,Diversão,26,Energia e Mineração,18,Eventos,3,Extremos,10,Homens,6,Homens e Animais,20,Indústrias,6,Máquinas,58,Monumentos,10,Natureza,52,Naval,18,pontes,23,Prédios e Torres,23,Terrestres,28,Top 10 - Construções,31,Top 10 - Maiores do Mundo,48,Top 10 - Máquinas,11,Top 10 - Natureza,7,Transportes,23,
ltr
item
Gigantes do Mundo: Os 10 maiores rios do mundo
Os 10 maiores rios do mundo
https://2.bp.blogspot.com/-TTqO_IJC-PI/Tlgews11_QI/AAAAAAAAGlo/0sg0ESLKs-4/s640/rio_amazonas_manaus.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-TTqO_IJC-PI/Tlgews11_QI/AAAAAAAAGlo/0sg0ESLKs-4/s72-c/rio_amazonas_manaus.jpg
Gigantes do Mundo
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/08/os-10-maiores-rios-do-mundo.html
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/08/os-10-maiores-rios-do-mundo.html
true
5141033468648366050
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy