Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

O deserto mais árido e alto do mundo

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile, entre a fronteira com a Argentina, Bolivia e o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo.


Chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.


Assim, quando se evaporam, as nuvens húmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante anos sem chuva. Conforme especialistas o Atacama detém o recorde mundial de 400 anos sem chuva (1571/1971).


Dá para dizer que o deserto fica acima das nuvens e esconde jazidas minerais e a maior reserva de cobre, lítio, nitrato e iodo do planeta.


A altitudes que variam de 2.300 m a 6.893 m. No inverno (de junho a agosto), a temperatura varia de 9ºC a 24ºC, caindo para abaixo de zero nas madrugadas.


Milhões de anos de transformações geológicas deram origem a cordilheiras, vulcões, salares e lagoas que se misturam a um céu turquesa sem nuvens, salpicado de estrelas e a uma flora e uma fauna únicas.


As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Por isso existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, um povoado com 4.969 habitantes a 2.443 m de altitude.


Porta de entrada para esse deserto. A pouco mais de uma hora de carro de Calama, cidade em que pousam os vôos regionais. Algumas rodovias e estradas cortam o deserto.


Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.


Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.


Algumas das atrações mais visitadas no Atacama, são: Salar do Atacama, Vale da Lua, vale da Morte, Gêiseres do Tatio, Cordilheira do Sal, Salar de Tara, Termas de Puritana, Vulcão Licamcabur, Laguna Miscantis e muitos outras cordilheiras, vulcões, salares e lagoas, em meio a um céu azul-turquesa sem nuvens.


Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...