Gigantes do Mundo

16/07/2011

O maior deserto quente do mundo

O Deserto do Saara fica localizado na região norte do continente africano. É considerado o maior deserto quente da Terra e o segundo maior deserto do mundo, ficando atrás da Antártica que também é considerada um deserto.


Possui uma área maior que de muitos países considerados continentais como o Brasil, Austrália, Índia além de possuir uma área pouco menor que do continente europeu. Para se ter uma idéia de sua grandeza, ele corta mais de dez países africanos e estima-se que vivam mais de 2,5 milhões de pessoas nele.


O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia.


Em seu território se distinguem dois trechos, um dominado por dunas arenosas e denominado Erg, e outro bastante pedregoso denominado Hamadas.
A área do deserto também inclui parte das bacias do Rio Nilo e do Rio Senegal, as montanhas Aïr, Hoggar, Atlas e o Vulcão Tibesti, pequenos desertos como o Deserto da Líbia, Ténéré, Depressão do Qatar e Erg Chebbi, o lago Chade, e os oásis Bahariya, Ghardaïa e Timimoun.


As fronteiras do Saara são o Oceano Atlântico a oeste, a cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul.


O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e Sub-Saariana. A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão.


Ao contrário do que muitos pensam, o Saara situa-se, quase totalmente, numa região de planalto (em média 300 metros de altitude) com presença de cadeias montanhosas.


Podemos encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. Existem também os oásis, pequenas áreas com presença de água e vegetação.


As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50º C durante o dia e –5º C à noite. Com estas condições climáticas e geográficas é praticamente impossível viver no Saara.


Poucos povos, entre eles os tuaregues e os beduínos, habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante.


Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

3 comentários:

  1. O DESERTO E FASCINANTE,,A TODOS ENVOLVEM,,,KDU

    ResponderExcluir
  2. o deserto é quase o nada!!!!

    ResponderExcluir
  3. As areias do Sahara e o povo Saharaui fazem parte das maravilhas do mundo. O deserto vale pelo desafio mas passa também pela consciencialização de que deve ser respeitado sob todas as penas. Aconselho a leitura de «O Tuaregue» escrito por Alberto Vasquez Figueiroa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site