Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

A estrutura mais alta do mundo

Com 990,6 metros de altura, a plataforma de petróleo Mars, incluindo sua base no fundo do mar é a estrutura mais alta do mundo. Ultrapassa o Edificio Burj Dubai, que tem 818 metros de altura.


Situada no golfo do México, em águas do estado de Luisiana. EUA,
A plataforma de gás natural e petróleo foi construída no sistema de pernas atirantadas no fundo do oceano.


Plataforma de pernas atirantadas (Tension-Leg Plataform - TLP) - são unidades flutuantes utilizadas para a produção de petróleo. Sua estrutura é bastante semelhante à da plataforma semissubmersível. Porém, sua ancoragem ao fundo mar é diferente.


As TLPs são ancoradas por estruturas tubulares, com os tendões fixos ao fundo do mar por estacas e mantidos esticados pelo excesso de flutuação da plataforma, o que reduz severamente os movimentos da mesma. Desta forma, as operações de perfuração, completação e produção das TLPs são semelhantes às executadas em plataformas fixas.


Como essa plataforma de petróleo e gás natural é parcialmente mantida por cabos, alguns críticos defendem que a altura submersa não seja contada, assim como a altura subterrânea de prédios.


Atualmente, a Plataforma Mars não funciona devido aos danos provocados pelo furacão Katrina, no final de Agosto de 2005.


A plataforma foi projetada para suportar ondas de 22 m e ventos de 225 km/h simultaneamente; os ventos provocados pelo Katrina, porém, atingiram entre 265 e 280 km/h na região da plataforma.


Seu peso de aço é de cerca de 36.500 t. O casco é composto por quatro colunas de aço circular.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...