Maior túnel submarino do mundo - Eurotúnel

O Eurotúnel é o túnel submarino mais longo do mundo, com 50,5 km de comprimento

O Eurotúnel é o túnel submarino mais longo do mundo, com 50,5 km de comprimento, sendo que 37,9 deles estão debaixo do mar do Canal da Mancha, ligando a França à Inglaterra.

Maior túnel submarino do mundo

Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994.
É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan, com 53,85 km (23,3 por baixo domar) que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça, com 57 km.

Infográfico Eurotúnel

A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados.
Foram usadas grandes máquinas  tuneladoras TBM, (tunnel boring machine). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos foram escavados só do lado inglês.

Entrada de veículos no Eurotúnel

O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.

Entrada de veículos no Eurotúnel

Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos em uma velocidade média de 160 km/h.

Mapa Eurotúnel

O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994.
O túnel possui 50,450 principais: o Le Shuttle, um trem que carrega veículos; o Eurostar, para passageiros, conectando estações em Londres a Paris e Bruxelas; e trens de carga.

Eurotúnel

Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano. A profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do mar, e a máxima profundidade é de 60 metros. Foi aberto para uso comercial ainda em 1994, oferecendo três serviços.

maior túnel submarino do mundo

A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O Túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.

Entrada do maior túnel submarino do mundo

Transmanche Link, a empresa de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.

Entrada de veículos no Eurotúnel

Três anos se passaram até que as máquinas de escavação – que iniciaram o trabalho simultaneamente nos dois lados do túnel – se encontrassem no meio do canal.

Assista ao vídeo do Eurotúnel

COMMENTS

BLOGGER: 17
Loading...
Nome

Animais,14,Aviação,9,construções,149,Construções diversas,27,Diversão,26,Energia e Mineração,18,Eventos,3,Extremos,10,Homens,6,Homens e Animais,20,Indústrias,6,Máquinas,58,Monumentos,10,Natureza,52,Naval,18,pontes,23,Prédios e Torres,23,Terrestres,28,Top 10 - Construções,31,Top 10 - Maiores do Mundo,48,Top 10 - Máquinas,11,Top 10 - Natureza,7,Transportes,23,
ltr
item
Gigantes do Mundo: Maior túnel submarino do mundo - Eurotúnel
Maior túnel submarino do mundo - Eurotúnel
O Eurotúnel é o túnel submarino mais longo do mundo, com 50,5 km de comprimento
https://1.bp.blogspot.com/-P44EjtyQ7FE/TdGy3eXM4zI/AAAAAAAAFIc/kJPCsMwkUP0/s640/eurotunel-eurostar.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-P44EjtyQ7FE/TdGy3eXM4zI/AAAAAAAAFIc/kJPCsMwkUP0/s72-c/eurotunel-eurostar.jpg
Gigantes do Mundo
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/05/o-maior-tunel-submarino-do-mundo.html
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/05/o-maior-tunel-submarino-do-mundo.html
true
5141033468648366050
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy