Gigantes do Mundo
Faça Sua Pesquisa

Maior túnel submarino do mundo - Eurotúnel

O Eurotúnel é o túnel submarino mais longo do mundo, com 50,5 km de comprimento, sendo que 37,9 deles estão debaixo do mar do Canal da Mancha, ligando a França à Inglaterra.

Maior túnel submarino do mundo

Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994.
É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan, com 53,85 km (23,3 por baixo domar) que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça, com 57 km.

Infográfico Eurotúnel

A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados.
Foram usadas grandes máquinas  tuneladoras TBM, (tunnel boring machine). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos foram escavados só do lado inglês.

Entrada de veículos no Eurotúnel

O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.

Entrada de veículos no Eurotúnel

Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos em uma velocidade média de 160 km/h.

Mapa Eurotúnel

O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994.
O túnel possui 50,450 principais: o Le Shuttle, um trem que carrega veículos; o Eurostar, para passageiros, conectando estações em Londres a Paris e Bruxelas; e trens de carga.

Eurotúnel

Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano. A profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do mar, e a máxima profundidade é de 60 metros. Foi aberto para uso comercial ainda em 1994, oferecendo três serviços.

maior túnel submarino do mundo

A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O Túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.

Entrada do maior túnel submarino do mundo

Transmanche Link, a empresa de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.

Entrada de veículos no Eurotúnel

Três anos se passaram até que as máquinas de escavação – que iniciaram o trabalho simultaneamente nos dois lados do túnel – se encontrassem no meio do canal.

Assista ao vídeo do Eurotúnel

8 comentários:

  1. Paloma Amorim20/11/11 16:35

    Adorei o blog, tem post ótimos, e muito interessantes!

    ResponderExcluir
  2. É realmente fantástico,andei nesse trem foi muito bom projeto de reconhecimento no mundo inteiro parabéns para os técnicos ou melhor "Engºs especializados em túnel.


    Ariel

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente FANTÁSTICO !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. Meu filho e eu adoramos.

    ResponderExcluir
  5. Sou brasileiro e considero importante todas as fontes de energias renováveis e quase ecologicamente corretas.
    Uma obra prima este TÚNEL e na oportunidade, gostaria de apresentar o que é de mais novo em tecnologia energética como nova fonte de Energia Eletromagnética autossustentável contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta.
    Que através de GERADORES ELETROMAGNÉTICOS AUTOSSUSTENTÁVEIS, podemos reduzir em 80% (OITENTA POR CENTO) os gastos com a ENERGIA desses SUBMARINOS. Uma energia sem fim. E não necessita de nenhuma outra fonte de energia SÓLIDA, LÍQUIDA, GASOSA, NUCLEAR E QUALQUER OUTRA EXISTENTE NA FACE DA TERRA.
    Mas, agora em 2012 a nossa empresa P R NASCIMENTO IND. COM. REP. E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA. Localizada na Cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba na Região Nordeste do Brasil. Conseguimos produzir uma nova fonte de Energia Eletromagnética autossustentável contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta. Esta energia não polui o Meio ambiente.
    Já comunicamos por E-mail ao gabinete da Presidência da República, ao Senado Federal, ao Congresso Nacional, para 10 (dez) Governadores, algumas termelétricas e algumas empresas em nosso Estado da Paraíba.
    Acredito que o lançamento dessa nova fonte de Energia Eletromagnética autossustentável contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta. Como diretor Presidente da empresa, posso garantir prezado "Anônimo" que temos a competência e a potência de gerar de 1.000 (mil) Gigas Watts até 500 (quinhentos) Tera Watts. E fazer com que as cidades e as matas não sejam extintas das suas localidades, caso o Governo Federal representado pelos Gestores Públicos acreditem nessa nova fonte de Energia Eletromagnética autossustentável contínua, Limpa e 100% Ecologicamente Correta.
    Paulo Nascimento.
    Campina Grande - Paraíba.
    prnascimentoindltda@gmail.com - +55-83-9958-2030

    ResponderExcluir
  6. Tem saida de emergencia p/ terremotos?

    ResponderExcluir
  7. É muito impressionanteeeeeeeeeeeeeeeeeee.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...