15/05/2011

O maior túnel do mundo

Depois de 14 anos de construção e cerca de US$ 10 bilhões em investimentos, as duas pontas do maior túnel do mundo, sob os Alpes suíços, se encontraram.


Todos os dias, 3 mil veículos pesados atravessam os Alpes. Os suíços querem que esse tráfego seja subterrâneo e sobre trilhos.


Para isso, abriram o túnel, batizado de Gotthard Base, de 57 km de extensão. Totalmente plano, ele vai permitir que os trens atinjam velocidades de até 240 km/h.


O tempo de viagem entre Zurique e Milão deverá cair das atuais quatro horas para duas horas e meia. Haverá uma estação de trem dentro da montanha.


Nela os turistas de todo o mundo poderão desembarcar e subir vertiginosos 800 metros num elevador expresso construído na pedra até chegar às estações de esqui de Sedrun.


Oito homens morreram na construção que quase foi abandonada diante de uma perigosa instabilidade nas rochas. Os primeiros trens só devem atravessar a construção em 2017.


O túnel do Gotthard Base é na verdade dois túneis paralelos principais medir um recorde de 57 km cada, servido por um labirinto de túneis de acesso, poços e passagens. No total, serão 153,5 quilômetros de túneis através dos Alpes suíços.


O projeto foi concebido para resolver o problema do tráfego rodoviário pesado Europeu sobre esta importante via através dos Alpes e, simultaneamente, o desenvolvimento da rede ferroviária da Europa em alta velocidade.


O túnel já existente, muito mais alto, só pode lidar com os comboios de mercadorias três caminhões de até 2.000 toneladas. O novo túnel terá 4.000 ton trens de carga pesados - caminhões carregando toda a bordo - effortlessly através do coração das montanhas. Os trens de passageiros será capaz de viajar a velocidades de até 250kmph, resultando em um tempo de viagem de trem entre Zurique e Milão, de apenas duas horas e 40 minutos - um terço a menos do que atualmente.


Mas cavar um túnel sob montanhas de 3000 metros vai ter toda a habilidade de alguns dos melhores engenheiros do mundo. Grande parte da geologia que se encontra abaixo da região era desconhecida quando o projeto começou. Problemas que iria atrasar o projeto e dar origem a desafios complexos de engenharia têm sido uma característica da construção do túnel.


A data de conclusão prevista é 2015, mas que pode muito bem escorregar. De fato, em julho de 2005, uma máquina de furar túnel (TBM), conhecido como Gobi II, ficou preso quando inesperadamente encontrou um ponto de rock, soft instável. O túnel desmoronou rapidamente na frente da cabeça de corte da TBM - e não há tal coisa como reverter com uma máquina de perfuração de túneis.

14 comentários:

  1. legal esse túnel ( deve dar medo passar nele ) kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. muito legal essa materia,agora ja sei algumas coisas que me intrigava valeu

    ResponderExcluir
  3. bastante interessante, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. IMAGINE ESSE TÚNEL NO RIO DE JANEIRO KKKKKKKKKKKK!RUUUUUUUUUUUUUU!

    ResponderExcluir
  5. Não sou a favor de construções que podem causar danos aos patrimônios ambientais do mundo, deveriam usar outra maneira de melhorar trânsitos e tudo mais, aonde vamos parar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe amigo vc tem razao mais fazem isso pq nao ligao q nao vao ser eles q vao morrer por isso.

      Excluir
  6. J á viajei da Inglaterra para a França por ele, da medo SIM kkkkkk frio na barriga, ainda mais que tem uma janelinha que vc pode ver a água kkkkkk mas é muito rápido e seguro (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse que você falou é o Eurotunel.

      Excluir
  7. Achei bem Interessante, Gosteii' ^^

    ResponderExcluir
  8. Tem uma informação errada aí...toda a terra retirada do túnel daria para fazer só 5 pirâmides????????

    ResponderExcluir
  9. ENGENHARIA DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE, ESTÃO DE PARABÉNS POR ESTA OBRA QUE IMPRESSIONA

    ResponderExcluir
  10. Vejo que para estas construções eles tem dinheiro, e para outras coisas saúde, emprego. Em fim estamos dando muita atenção para carros e transportes.

    ResponderExcluir
  11. O dinheiro lá é aplicado em grandes obras enquanto aqui no Brasil bem sabemos pra onde vai não é verdade?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site