28/04/2011

Os 10 maiores prédios do mundo

Criados para criar solucionar a falta de espaço nas grandes cidades, os prédios são grandes maravilhas da engenharia. Alguns se tornaram verdadeiras obras de arte e cartões-postais das cidades onde foram construídos. A engenharia consegue superar seus desafios dia após dia. Em construção ou já erguidos, esta é a lista dos prédios mais altos do planeta.

1º lugar: Burj Khalifa - Dubai, Emirados Árabes – 828 m
O edifício foi inaugurado oficialmente em janeiro de 2011 em meio a fogos de artifício. Durante a construção, a altura final do prédio de 828m foi mantida em segredo. Só após a conclusão foi revelada. Iniciada em 2004, a torre de vidro de 160 andares utilizou 330.000 m³ de concreto, além de 31,4 mil t de barras de ferros. O prédio se ergue entre o deserto e o mar como um ícone arquitetônico visível a 95 km de distância. A construção, que dispõe de mais de mil apartamentos, escritórios e um luxuoso hotel, é o elemento central de um projeto de US$ 20 bilhões.
Abaixo os registros detidos pelo Burj Dubai.
Aranha-céu mais alto do mundo – 828m
mais alta estrutura construída: 828 m
Edifício com mais andares: 160
instalação do elevador mais alto do mundo
elevadores mais rápidos do mundo a uma velocidade de 64 km / h (40 mph) ou 18 m / s
Maior bombeamento de concreto vertical (de construção): 606 m
Maior plataforma de observação ao ar livre do mundo
maior mesquita do Mundo (localizado no piso 158)
maior instalação do mundo de uma fachada de alumínio e vidro, a uma altura de 512 m
maior piscina do Mundo de natação (76 pavimentos)

2º lugar: Abraj Al Bait Towers Meca – Arábia Saudita – 601 m
Abraj Al Bait Towers é um complexo de arranha-céus construído na cidade de Meca, na Arábia Saudita. A torre principal tem 601m e 95 andares. As outras 6 torres do complexo tem entre 240 e 260 m, e de 42 a 48 andares. A torre principal do complexo é a mais alta da Arábia Saudita e a segunda mais alta do mundo. Todas as sete torres do complexo estão agrupadas em um único edifício, e a sua área de construção é a maiore do mundo para um edifício, com 1 500 000 m².

3º lugar - One World Trade Center - Nova Iorque – EUA – 541m
 One World Trade Center (World Trade Center 1), mais conhecido simplesmente como WTC 1 é o edifício principal do novo complexo do World Trade Center em Lower Manhattan, Nova York. As obras de construção das fundações do edifício começaram em abril de 2006 e no dia 10 de maio de 2013 o novo One World Trade Center recebeu a antena de transmissão completando assim 541 metros de altura, se tornando o edifício mais alto das Américas.

4º lugar: Busan Lotte Tower (Lotte World II) - Busan, South Korea – 510 m
A torre é o marco central do novo Complexo Busan Lotte e a construção está sendo realizada em duas fases. A primeira fase inclui uma loja de departamento e cinema, que foi concluída em 2009, enquanto a segunda e maior fase incluirá um hotel de luxo, uma plataforma de observação, escritórios e centros culturais em um arranha-céu de 110 andares. O projeto do arranha-céu assemelha-se a um navio em pé, com grandiosas curvas refletindo o porto da cidade. O estacionamento subterrâneo da torre será capaz de cabrigar mais de 2.400 carros. Sua conclusão está prevista para 2013.

5º lugar: Taipei 101 - Taipé, China – 508 metros

Foi a construção mais alta do mundo por cerca de 3 anos (de 2004 a 2007). Tem 101 andares, 61 elevadores e 1.839 vagas de garagem. Inaugurada em 2004, a torre foi construída para aguentar ventos de até 200 km/h e os terremotos ocasionais de Taiwan. O projeto de mostra claras influências da cultura chinesa em sua arquitetura, que lembra uma pagoda e tem formato de folhas de bambu.

6º lugar: Shanghai World Financial Center - Xangai, China – 492m
O prédio mais alto da China foi finalizado em 2008, após de 11 anos em construção. A construção se assemelha a um abridor de garrafas conta 492 metros de altura e tem essa forma para reduzir a pressão do vento na construção. Outra ideia do escritório de arquitetura, foi sugerir o formato da lua para o simbolismo chinês. No centro financeiro da cidade, a construção oferece escritórios, shoppings, centro de convenções, um luxuoso hotel entre os andares 79 e 93, além de um observatório no 100º andar.

7º lugar: International Commerce Centre (ICC) - Hong Kong, China – 484m
Um empreendimento único com um luxuoso desenvolvimento comercial do espaço residencial, possui dois hotéis seis estrelas em um único local. Inaugurado em 2010, a construção tem 484 metros de altura. Os 118 andares se tornaram símbolo do poder econômico chinês.

8º lugar: The Petronas Towers - Kuala Lumpur, Malásia – 452 m
As torres gêmeas de Kuala Lumpur, na Malásia, levaram mais de seis anos para serem construídas (de 1993 a 1999) e os 88 andares consumiram 36,9 mil m³ de aço. Uma das marcas de sua arquitetura, a ponte que liga os dois prédios está suspensa a 170 m de altura no 41º andar. Tem seu design inspirado no islamismo, com suas pontas em forma de estrela de oito pontas.

9º lugar: Willis Tower (antiga Sears Tower) - Chicago, EUA – 442 m
A Sears Tower já foi o prédio mais alto do mundo – logo que foi construído, em 1974. Atualmente, é o mais alto da América do Norte. O arquiteto Bruce Graham utilizou uma forma de construção tubular para dar estabilidade contra os fortes ventos da região. Seus 442 metros de altura e seu formato diferente lhe renderam o apelido de “árvore de Natal”.

10º lugar: Trump International Hotel & Tower  - Chicago, EUA- 423 m
Terminado em 2009, o segundo prédio mais alto de Chicago tem 98 andares e é o maior residencial do mundo. Do 17º ao 27º andar, encontram-se 339 quartos cinco estrelas e suítes tipo estúdio ou de dois quartos, com a tradicional marca dos negócios do empresário Donald Trump. O edifício é a maior estrutura em fôrma do mundo. Moldes de concreto vem sendo usados, pois o uso da tradicional estrutura de aço requer uma estrutura que pode ser muito maior para o tamanho da propriedade, proporcional a altura da planta do edifício. O concreto líquido permite que andares sejam construídos apenas bombeando concreto centenas de metros acima do nível do solo.




11 comentários:

  1. i mo tenso '-' pular de para-quedas de um dessa ae deve ser muito louco '-' \o/

    ResponderExcluir
  2. aposto que ninguem teria coragem
    kkkkkkkkkkkk
    ainda mais a torre de Dubai com quase 1000 metros de autitude, é claro a nao ser que lhe pagasem uma graninha auta neh kkkkkkkk
    !!!!!!!!!
    obrigado me ajudou muito.....

    ResponderExcluir
  3. alendo mais ele seria preso sem a autorização do governo

    ResponderExcluir
  4. xaxa vai construir o maior da estoria em cabo verde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. historia com h...neh

      Excluir
    2. kkkkkk, estoria tbm existe querido.. leia mais... lol

      Excluir
    3. E o prédio de lomdres ?

      Excluir
  5. E ta faltando a freedom tower em new york 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por lembrar!
      Acabei de atualizar.

      Excluir
  6. Mano, muito interessante! Mas consta que o Willis Tower é o maior prédio da América do norte, mas logo acima aparece One World Trade Center que é de NY, também situado na América do norte, isso contradiz os fatos, vlw sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da queda do World Trade Center, o Wilis Tower havia ficado como prédio mais alto da América, mas foi ultrapassado em 2013 pelo novo One World Trade Center.

      Excluir

Acompanhar novas postagens deste site