Gigantes do Mundo

20 de abr de 2011

As 10 maiores usinas hidrelétricas do mundo

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estas são atualmente as dez maiores usinas hidrelétricas do mundo, em capacidade de produção de eletricidade.

1º. Três Gargantas (China): 18.200 megawatts (MW)
2º. Itaipu (Brasil/Paraguai): 14.000 MW
3º. Guri (Venezuela): 10.000 MW
4º. Tucuruí I e II (Brasil): 8.370MW
5º. Grand Coulee (EUA): 6.494 MW
6º. Longtan Dam (China): 6.426 MW
7º. Sayano-Shushenskaya (Rússia): 6.400 MW
8º. Krasnoyarsk (Rússia): 6.000 MW
9º. Churchill Falls (Canadá): 5.428 MW
10º. La Grande 2 (Canadá): 5.328 MW

1º - Três Gargantas (China): 18.200 MW
Usina Três Gargantas - China
A Usina de Três Gargantas é a maior central hidroelétrica do mundo, construída no Rio Yang-tsé, o maior da China. A obra foi iniciada em 1993 e concluída em 2006. A obra das Três Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial, por isso ela desempenha um papel importante no desenvolvimento socio-econômico da China.
Usina Três Gargantas - China
Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade concebida da barragem passou a ser de 18 200 megawatts, ultrapassando a potência de Itaipu. Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram do projeto, tendo em vista a vasta experiência do Brasil com as grandes usinas de Itaipu e Tucuruí, dentre outras. Empresas brasileiras também participaram das obras civis.
Alguns dados da Usina.
Nome = UHE Três Gargantas
Capacidade = 22 500MW
Altura da barragem = 181m
Extensão da barragem = 2309m (só concreto)
Rio = Yang-Tsé
Período de construção = 1994 – 2006
Localização = Ychang, Hubei, China
Turbinas: 32 (6 subterrâneas)
Reservatório:Extensão: 600 km

2º - Itaipu (Brasil/Paraguai): 14.000 MW
Usina Itaipu - Brasil-Paraguai
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é hoje a 2ª maior usina geradora de energia do mundo. Foi, por muito tempo a 1ª, sendo superada a pouco tempo, pel Usina Três Gargantas, da China.
Usina Itaipu - Brasil-Paraguai
Com seu lago ocupando uma área de 1350 km², indo de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 km ao norte, além de suas 20 unidades geradoras de 700 MW cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14.000 MW. No ano de 2008, a usina atingiu seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil.

 3º - Guri (Venezuela): 10.000 MW
Usina hidrelétrica Guri - Venezuela
Hidrelétrica de Guri está localizada no Rio Caroni, estado de Bolívar, Venezuela. Tem 7.426 metros de comprimento e 162 de altura. A potência instalada da usina é de 10.200 MW. Além da própria Venezuela, o Estado de Roraima, no Brasil, também consome energia produzida por esta usina. Sua construção iniciou-se em 1963. A primeira etapa foi concluída em 1978 e a segunda, em 1986.

4º - Tucuruí I e II (Brasil): 8.370MW
Usina hidrelétrica Tucuruí
A Usina Hidrelétrica está localizada no Rio Tocantins, no município de Tucuruí, cerca de 300 km ao sul de Belém, no estado do Pará, com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW. Em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira, em funcionamento. Seu vertedouro, com capacidade para 110.000 m³/s, é o segundo maior do mundo. A construção foi iniciada em 1974 e a usina foi inaugurada em 1984. A barragem de Tucuruí, de terra, tem 11 km de comprimento e 78 m de altura. O desnível da água varia com a estação entre 58 e 72 m. O reservatório tem 200 km de comprimento e 2.850 km² de área quando cheio.

5º - Grand Coulee (EUA): 6.494 MW
Usina hidrelétrica Grand Coulee - EUA
Grand Coulee é uma barragem de irrigação e hidrelétrica situada no rio Columbia, no estado de Washington, EUA. Foi construída entre 1933 e 1942, originalmente com duas usinas. A estação de energia foi concluída em 1974, para aumentar a sua produção de energia. É a maior produtora de energia elétrica dos Estados Unidos e uma das maiores estruturas de betão no mundo.

6º. Longtan Dam (China): 6.426 MW
Usina hidrelétrica Longtan - China
Longtan Dam é uma barragem de gravidade no Rio Hongshui em Tian'e County, região de Guangxi Zhuang, China. A barragem tem 216,2 m de altura e 849 m de comprimento, é a mais alto de seu tipo no mundo. A barragem destina-se a produção de energia hidrelétrica, controle de enchentes e de navegação. A barragem contém sete vertedouros de superfície, duas descargas de fundo e uma estação de energia subterrânea . 

7º. Sayano-Shushenskaya (Rússia): 6.400 MW
Usina hidrelétrica Sayano-Shushenskaya - Rússia
A hidrelétrica de Sayano-Shushenskaya está localizada no rio Yenisei, perto de Sayanogorsk em Khakassia, Rússia. É a maior usina de energia na Rússia pela geração de energia média. Possui 10 turbinas hidráulicas, com capacidade total instalada de 6.400 MW e produção média anual é de 23,5 TWh.

8º - Krasnoyarsk (Rússia): 6.000 MW
Usina hidrelétrica Krasnoyarsk - Rússia
A hidrelétrica de Krasnoyarsk tem 124-metros de altura e está localizada no Rio Yenisey, cerca de 30 km a montante de Krasnoyarsk, em Divnogorsk, Rússia. Foi construída entre 1956 e 1972 e fornece 6.000 MW de potência, usada principalmente para abastecer o KRAZ (Krasnoyarsky Aluminievyy Zavod, Krasnoyarsk fábrica de alumínio).

9º. Churchill Falls (Canadá): 5.428 MW
Usina Churchil Falls - Canadá 
A hidrelétrica Churchill Estação Cataratas está localizada no Rio Churchill em Terra Nova e Labrador, Canadá. A estação de energia subterrânea pode gerar 5.428 MW. Foi construída entre 1971 e 1974.

10º. La Grande 2 (Canadá): 5.328 MW
Usina La Grande 2 - Canadá
La Grande-2-A é uma hidrelétrica que faz parte da Hydro-Québec 's Projeto Baía de James. Foi construída entre 1991-1992, juntamente com a adjacente estação geradora Robert-Bourassa , ele usa o reservatório e da barragem do sistema do Reservatório Robert-Bourassa para gerar eletricidade.

Assísta ao vídeo das 10 maiores usinas hidrelétricas do mundo

26 comentários:

  1. Respostas
    1. qual deles? o gaucho ou o fenomeno?

      Excluir
  2. texto ótimo e bem informativo....

    ResponderExcluir
  3. quase isso, as imagens podiam ser mais explicitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quer imagens mais explicitas? acesse o Buttman.

      Excluir
  4. nota, em área imundada a usina de itaipu continua sendo a maior do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Interessante. Mas podiam colocar mais dados de cada usina como na de tres gargantas e mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super concordo

      Excluir
    2. tambem concordo preciso de mais informaçoes para o meu trabalho e nao acho!!!!!!!!!

      Excluir
  6. agora e bom mais vamos pensa no futuro, respeite a vida e proteja a natureza!!!

    ResponderExcluir
  7. esse site me ajudou a tirar 10 no trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  8. No ano de 2009 ocorreu um fenômeno na usina Sayano-Shushenskaya (Rússia)chamado de "Golpe de Ariete" em uma de suas UG´s.
    Na ocasião mais de 60 funcionários que prestavam manutençâo em outra UG vieram a óbito.

    ResponderExcluir
  9. alguem me ajude aonde fica localizada a usina hidreletricas kjdflkjdvjdakvAJDVKJkajdkvjADKLJVKL^mnadklNVC,MJBJKZ

    ResponderExcluir
  10. quantas turbinas tem a usina itaipu?

    ResponderExcluir
  11. com tanta idreletrica a energia ainda e tao cara

    ResponderExcluir
  12. Muito bom , obrigado por esclarecer minhas dúvidas . :)

    ResponderExcluir
  13. esse post de que a hidrelétrica de três gargantas é a maior geradora de energia é falso, a maior geradora hoje é a hidrelétrica de Itaipu a hidrelétrica de três gargantas pode gerar mais energia mas ainda não esta todas as turbinas em funcionamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Gilson. Itaipú apesar de menor "Potência Instalada" gera mais energia que a três Gargantas, porque a energia firme, ou energia produzida durante o ano é maior, o regime das águas por aqui é mais constante. Mas, a mídia não leva isto em conta, a propaganda fica mais bonita quando se fala de Potência instalada... O mesmo fato ocorrerá com a Belo Monte, propagandeada de como a Mega Usina Brasileira, mas que produzirá bem por 6 meses e não produzirá praticamente nada nos outros 6 meses do ano. Ou seja: um Belo Monte de sacanagens.

      Excluir
  14. PQP ! Itaipu, Ponte Rio - Niteroi ... naquela época o brasil ainda conseguia lançar algo de destaque no mundo, imponente e de fato importante !
    Hj em dia qualquer projeto grandioso e com destaque internacional ou fica só nos sonhos ou superfatura e não é finalizado da forma como havia sido planejada. Foi-se o tempo em que o Brasil tinha alguma ousadia ! : (
    *** Alguém aí se lembra do trem-bala ? ***

    ResponderExcluir
  15. Num credito a usina pertence quase 100porcento ao meu stado fornece praticamente tudo ao paraguai (sem importancia sem economia tem nada a nos oferecermos nada d blza natural n tem nada de parceria com o brasile o rio ainda é brasileiro n pagam pea energia brasileira que gasta na hr de construir tbm nao fez parceria com brasil)e ainda fica com nossa energia tirando o fato d talvez pensarem q;pelo itaipu estar em nosso estado é barato ? Aki cada dia q passa a energia encarecevnem parecevq essa usina existe perto de nòs

    ResponderExcluir
  16. Um dos maiores absurdos já realizado pelo homem foi o desaparecimento das Sete Quedas em Guaíra-PR, inundada pelo Lago de Itaipú! Simplesmente fizeram desaparecer A MAIOR CACHOEIRA EM VOLUME DE ÁGUA DO MUNDO!
    O Salto de Sete Quedas também chamado Salto Guaíra (em espanhol: Saltos del Guairá) foi a maior cachoeira do mundo em volume de água, até o seu desaparecimento com a formação do lago da Usina hidrelétrica de Itaipu.

    https://www.flickr.com/photos/setequedasvive/

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_de_Sete_Quedas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse o desaparecimento das sete quedas, provavelmente hoje você não iria conseguir escrever este comentário....

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site